ArtesCulturaHome

Serralheiro transforma sucata em obras de arte

Multifacetado, Clayton descobriu o dom aos 30 anos

Serralheiro, soldador, caldeireiro, são todas estas facetas que definem a profissão de Clayton dos Santos, mas sua real aptidão e dom é o artesanato, isso porque o artesão encontrou entre ferros retorcidos e suas ideias, criações inspiradas em heróis dos quadrinhos, personagens de filmes e séries, e uma infinidade de outras possibilidades na qual ele se debruça para transformar sucatas em verdadeiras obras de arte.

HERÓIS

Entre os heróis que frequentam a sua casa, estão o Wolverine e o Motoqueiro Fantasma, duas obras de arte realizadas pelo artesão com todo cuidado e requinte de detalhes que ficam bem guardadas.

Motoqueiro Fantasma é um dos heróis produzidos por Clayton
Motoqueiro Fantasma é um dos heróis produzidos por Clayton

Atualmente, Clayton é funcionário da Sesurb – Secretaria de Serviços Urbanos de São Caetano, mas teve passagens por grandes empresas como GM – General Motoros, Quattor Petroquímica e Cofap, sempre nas áreas de serralheria, solda e calderaria, e foi essa expertise que o levou a criar suas obras primas.

SONHO

Morador da cidade de Mauá, o artesão sabe das dificuldades que é para empreender, mas mantém seu sonho vivo. “Comecei a produzir aos 30 anos. Toda firma que entrava fazia uma peça, já vendi cerca de 25 peças e gostaria de passar o restante da minha vida me dedicando à arte, mas preciso de ferramentas, porém preciso trabalhar para pagar as contas, então fica difícil. Por isso eu dou de presente muitas delas”.

FERRAMENTAS

Para construir seu ateliê, Clayton precisa de furadeira de bancada, lixadeira média, guilhotina, máquina de solda Mig e as sucatas ele mesmo compra, mas tudo isso tem um custo muito alto, e ele não pode bancar, já que tem três filhos, Lorena de seis anos, Helena de três anos, e a o Pedro de uma no e meio, mas conta com o apoio de sua esposa Carina para sua empreitada.

Por CELSO M. RODRIGUES

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo