ApaeHomeSão Caetano do SulSaúde

Com eletroneuromiógrafo, Apae SCS ampliará atendimentos e oferecerá exame especializado

Equipamento promove o diagnóstico e prognóstico de possíveis lesões no sistema nervoso periférico

Referência em atendimento direcionado, a Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Caetano, entidade filantrópica, atua há 59 anos com atenção às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, na área educacional, assistencial, de saúde, entre outras necessidades, além de atender a pacientes sem necessidades especiais, mas que precisam de reabilitação física e intelectual.

Apae São Caetano do Sul fica no bairro Sta. Maria
Apae São Caetano do Sul fica no bairro Santa Maria
NOVIDADE

O REPÓRTER conversou com o presidente da Apae de São Caetano, Jorge Salgado, que revelou a chegada de investimento privado via PRONAS – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência, ou seja, com aval do Governo Federal e que vai contribuir, ainda mais, com a qualidade na assistência aos que precisam, inserindo na instituição um novo equipamento – eletroneuromiógrafo.

VALOR DO APORTE

“Temos vários projetos aprovados com o Ministério da Saúde e com aporte de grandes instituições financeiras, como o Banco Bradesco, que vai investir R$ 698.885,64 para compra de um aparelho de eletroneuromiografia e ampliação de vagas para atendimento médico. Equipamento que não existe no município e que encaminha àqueles que precisam para fora. Conseguimos aprovar este projeto pelo Ministério Federal, via PRONAS”, celebra Salgado.

EQUIPAMENTO

Eletroneuromiografia é um exame neurofisiológico, utilizado no diagnóstico e prognóstico de lesões no sistema nervoso periférico. Exame que pode ser utilizado por médicos de diferentes áreas na avaliação dos componentes sensoriais e motores dos nervos e dos músculos.

A previsão é que esteja em funcionamento e com atendimento ampliado já em 2024.

NÚMEROS

A instituição conta com três complexos, a Apae, que atende a cerca de 179 estudantes em regime de meio período ou integral, o CER IV – Centro Especializado de Reabilitação, que já entregou mais de 340 equipamentos auditivos para munícipes em um ano e realiza mais de dez mil procedimentos clínicos por mês, além da Unidade de Equoterapia que utiliza o cavalo como a principal ferramenta para reabilitação física, psicológica ou cognitiva.

Espaço de integração sensorial contribui com a reabilitação e qualidade de vida dos assistidos
Espaço de integração sensorial contribui com a reabilitação e qualidade de vida dos assistidos

Por CELSO M. RODRIGUES

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo