O Canto do Joca

Escola de Robótica de São Caetano ganha medalha nos EUA

  Entre 27 e 29 de abril, a Escola de Robótica e Mecatrônica “Prof. Marcelo”, de São Caetano, participou, pela terceira vez, da maior competição de robótica do mundo: a RoboGames. Conhecida como a olimpíada dos robôs, a competição aconteceu na cidade de Pleasanton, na Califórnia, Estados Unidos, e contou com a participação de equipes de 18 países e que disputaram 57 categorias diferentes de robótica. Prata
A equipe da Escola de Robótica e Mecatrônica “Prof. Marcelo Salles”; foi a única equipe brasileira a participar formada por alunos competidores entre 12 e 17 anos. A equipe participou com um total de 10 membros, um professor e oito projetos, todos estreantes neste campeonato, dentre eles o Robô Pintor da categoria ArtBot, que conquistou a medalha de prata, única do gênero conquistada pelo Brasil. Todos os projetos foram desafiantes e contaram com o envolvimento e o trabalho de equipe de todos da escola de Robótica, alunos, professores e pais.
 Robôs
Entre os outros robôs da “arena pequena” estavam o Tsunami-Mini e o GaragasBot (Antweight – 450g), os robôs ArtBot Pintor e Luva Mecânica, Robô Rampinha sumô 3 kg R/C, Robô Boliche, Robô Show Livre e Seguidor de Linha.
 Google
O grupo aproveitou a viagem e o convite para conhecer a Empresa Google. Os alunos tiveram a grande oportunidade de visitar as instalações, almoçar e bater um superpapo a respeito de Serviços, Tecnologia e empreendedorismo. A visita se estendeu à Universidade de Stanford e conheceram o campus da universidade e como funciona uma universidade deste porte.
 
Vivência
O Professor Marcelo Salles disse que “a viagem serviu como um grande momento de aprendizado e vivência para os alunos e pais, assim, adquirindo conhecimento nas áreas de Robótica, Tecnologia, Empreendedorismo e Criação”.
 
Contradições
O Brasil tem mais de 13 milhões de desempregados, e mesmo assim a multinacional italiana Gi Group, especializada em RH, comemora 20 anos de fundação e 10 anos no Brasil com o melhor resultado de todos os tempos.
 Lei trabalhista
O avanço no mercado brasileiro se deve em parte à reforma da legislação trabalhista, especialmente a atualização da Lei de Trabalho Temporário (13429/17), que estimulou as empresas a intensificar o uso desta modalidade de contratação, além das ações da companhia para buscar oportunidades em mercados que vêm resistindo aos impactos da crise. Entre os segmentos da economia que a filial brasileira mais se destacou estão o varejo, telecomunicações, hotelaria, serviços, agronegócio e bancos e tecnologia da informação.
 Previsões
Em 2018, a expectativa de crescimento para o Brasil é de um crescimento na ordem dos 20% em relação ao ano passado, impulsionado pelas áreas de BPO Outsourcing e trabalho temporário, mas também pelo recrutamento e seleção e treinamento corporativo especializado.
 Só que não
Pesquisa da Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida (segundo eles dizem), revela que “o brasileiro começa o ano mais satisfeito com o trabalho”. Não é o caso dos mais de 13 milhões de desempregados… e de muitos outros.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo