Política

Projeto visa à segurança do idoso e tranquilidade familiar

O vereador César Oliva protocolou projeto de lei para que asilos; casas de repouso; clínicas geriátricas e instituições similares tenham como norma a instalação de sistema de câmeras conectadas à internet em suas dependências internas e áreas comuns, possibilitando que familiares ou responsáveis legais pelos internos possam acompanhar, em tempo real e mediante uso de senha, as atividades dos idosos.

Com o avanço da tecnologia; a implantação dos equipamentos não trará grande impacto de investimento para as instituições; que também poderão buscar parceria junto a laboratórios farmacêuticos de medicamentos destinados à terceira idade”, pontuou Oliva.

De acordo com o vereador para garantir a segurança e a privacidade dos idosos; o sistema de câmeras previsto no projeto será acessado por meio de senha pessoal e intransferível; disponibilizada aos responsáveis legais por essas pessoas, que deverão ser cadastrados.

Conforme a proposta, os asilos, as clínicas geriátricas e as casas de repouso privadas serão obrigadas a afixar cartazes informando a existência do monitoramento. Caso o texto seja aprovado e sancionado, estarão fora da regra os banheiros, vestiários, dormitórios e consultórios.

Sabemos que via de regra as instituições são sérias e fazem um bom trabalho; mas nossa preocupação é com as exceções, onde infelizmente idosos indefesos acabam sofrendo maus tratos. Como não se pode saber quais são, se todas estas casas tiverem câmeras, os parentes poderão acompanhar por meio do smartphone ou do computador como está sendo tratado aquele idoso”, disse o edil.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo