O Canto do Joca

Dois estudantes do ABC participam do Parlamento Jovem Paulista

  Ontem e hoje, 28 alunos da rede estadual participam do Parlamento Jovem Paulista Edição Especial 2018, na Assembleia Legislativa. Dois estudantes são do ABC. Os jovens parlamentares apresentarão e votarão as propostas conforme os trâmites previstos pela instituição. No total, foram selecionados 47 projetos de lei escritos por alunos de todo o Estado, entre 14 e 21 anos, cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Técnico, em escolas públicas e privadas. Eleição
Nesses dois dias, os alunos eleitos recebidos na casa legislativa passam por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei e tramitação nas comissões até o momento em que a proposta se torna lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida pelos 47 jovens parlamentares.
 Santo André
Entre os projetos escolhidos está o da aluna Letícia de Andrade Lima, da E.E. Profa. Ondina Rivera Miranda Cintra, em Santo André, que visa a incentivar o aprendizado em todas as escolas públicas, dando aos alunos a oportunidade de vivenciar a teoria que aprenderam por meio de visitas a museus e pontos turísticos das cidades onde mora. “Além de aumentar a sociabilização e a colaboração entre docentes e discentes, os estudantes serão instigados a pesquisar e observar o espaço ao seu redor de modo mais crítico. Por fim, o projeto incentivará os alunos a conhecer seu município e estado, promovendo conhecimento cultural e social”, defende Letícia.
 São Bernardo
Outra proposta eleita foi pensada por Alexandre Rafael Macarielli Pereira, estudante da EE Prof. Amadeu Olivério, em São Bernardo. O projeto do jovem visa a integridade física e psicológica das pessoas da Comunidade Escolar por meio do combate ao cyberbullying. “Se faz necessário acrescentar ao regimento da escola, no título II da Gestão Democrática, Capítulo IV – Das Normas de Gestão e Convivência, Seção IV – Dos Direitos e Deveres dos Alunos e Seus responsáveis, artigo 32 cabendo à escola considerar projetos desenvolvidos pelos jovens protagonistas, voltados à conscientização dos mesmos acerca da internet segura”, explica.
 Na toca
Ontem, na votação da reforma administrativa da Câmara de Santo André, o presidente, vereador Almir Cicote (Avante) precisou insistir duas vezes para que o vereador Sargento Lobo (Solidariedade) votasse. E só depois dos pedidos ele o fez.
 Agasalho
A fim de reforçar seu comprometimento com a responsabilidade social, a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) – participará até 31 de maio da Campanha do Agasalho 2018, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com a Prefeitura de Santo André.
 Endereço
Podem ser doados roupas, cobertores e calçados usados, em bom estado de conservação. A caixa de coleta fica na recepção, à rua XV de Novembro, 442.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2199-1634.
precatórios
O número de guias expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) para pagar os precatórios alimentares caiu pela metade neste 1º trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. O alerta é de advogados da área.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo