Autos

Emplacamento de veículos no modelo Mercosul começa em 1º de setembro

  O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou que, a partir de 1º de setembro, as placas de veículos brasileiros começarão a ser substituídas pelo padrão estabelecido pelo Mercosul. De forma escalonada, o emplacamento deverá atingir toda frota nacional até dezembro de 2023. O valor pela substituição das placas ainda não foi definido.
De acordo com Francisco Neto, do despachante Linares e Amaral, “quem comprar um veículo zero a partir de setembro deverá fazer o emplacamento no novo modelo. A regra também valerá para quem fizer a mudança de domicílio de uma cidade para a outra”.
Segundo resolução nº 729, publicada no Diário Oficial da União, a medida se aplica também aos reboques, semirreboques, motocicletas, triciclos, motonetas, ciclo elétricos, quadriciclos, ciclomotores, tratores e guindastes.
Revestidas com película retrorrefletiva, as novas placas terão fundo branco com margem superior azul e as imagens da bandeira brasileira e o símbolo do Mercosul, mantendo os atuais sete caracteres alfanuméricos. Além disso, deverão possuir código de barras bidimensionais dinâmicos contendo números de série e acesso às informações do banco de dados de seu fabricante.
Quem pensa em um colapso no sistema de radares, por causa da mudança e acredita escapar das multas, Neto explica “nada muda nos sistemas de radares, eles têm capacidade de ler as novas placas”.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo