Politica

Editorial – Lendas urbanas

 Coelho não bota ovo, certo? Errado! No Brasil bota, no frenesi chocólatra que misteriosamente assola o país, quando na verdade deveríamos malhar muitos judas sem contemplação, especificamente os parlamentares, governantes e calhordas institucionais que conspurcam a vida nacional, na Páscoa e no resto do ano. 
Diz o Aurelião, sobre judas (em caixa baixa): “2. Boneco ou estafermo que se costuma queimar no Sábado de Aleluia”. Queimar e descer o porrete. Mas, no “País das Maravilhas”, a tradição medieval restringe-se a ato simbólico, inócuo e intranscendente que, passada a euforia da bronca, somente deixa sujeira pelas ruas. 
Tais lendas urbanas sobre estafermos (stricto sensu) escrachados e coelhos botando ovos nada têm a ver com o rito de passagem (Pesach) da ressureição de Cristo, ato em si litúrgico e conceito espiritual. A festa da Ressurreição, em suas origens, nos fala mais da alegria da purificação da alma e menos de festins pagãos improváveis. 
O Repórter, adepto da primeira tese, une-se aos seus leitores, parceiros, amigos e colaboradores num dia de confraternização e júbilo, de fé e esperança. Todavia, jamais censurando os que malharem políticos e outros seres estranhos que tais mesmo que simbolicamente, e aos que, acreditando no simpático coelhinho pascal, se entupirão de chocolate em nome da alegria de viver. Nós também gostamos… 
Felizes Páscoas a todos!
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo