AtualidadesHome

Denúncias anônimas crescem e ajudam polícia a prender 5 mil suspeitos

 

 

As denúncias anônimas feitas para a Polícia Militar alcançaram no ano passado o maior número em dez anos. De janeiro a dezembro, foram registradas 93,6 mil queixas nas plataformas oficiais, um aumento de 25% em relação a 2022, quando houve 74,9 mil notificações.

Os registros são feitos por telefone, via 181, ou pela plataforma on-line do Web Denúncia. As informações passadas pelos cidadãos são analisadas por uma equipe especializada e ajudam a corporação a solucionar crimes. Somente no ano passado, as denúncias permitiram à polícia prender 5,3 mil suspeitos, sendo 1,8 mil foragidos da Justiça.

Em novembro do ano passado, por exemplo, uma denúncia anônima feita pelo 181 foi responsável pela localização de 34 “mulas” — pessoas que transportam drogas dentro do próprio corpo. O grupo, que estava em uma casa na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo, levaria o entorpecente para o exterior. Uma pessoa responsável pelo esquema foi presa em flagrante, e diversos passaportes foram apreendidos.

Até 2013, as informações podiam ser passadas apenas pelo telefone 181. Depois, foi criado o Web Denúncia, a primeira plataforma do país para receber notificações pela internet. Ainda é possível anexar fotos e vídeos do crime.

Das 93,6 mil denúncias, 71,6 mil foram registradas pela internet e 22 mil por telefone. O número alcançado pela plataforma on-line também é recorde e mostra que, apesar de ter pouco tempo em funcionamento, está crescendo entre a população pela facilidade de acesso ao site. Só neste ano, nos meses de janeiro e fevereiro, o serviço recebeu 16,6 mil denúncias nos dois canais.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo