GeralHome

Aplicativos falsos ameaçam segurança de contribuintes na declaração do Imposto de Renda

 

MARCOS FIDELIS

A temporada de declaração do Imposto de Renda está em pleno vapor, mas os contribuintes devem estar atentos a um perigo adicional este ano: aplicativos falsos que se passam por oficiais e visam roubar dados sensíveis dos usuários. Além disso, a Receita Federal alerta para a crescente incidência de golpes durante o processo de declaração, destacando a importância de proteger as informações pessoais.

Contudo, mesmo com a conveniência do ambiente virtual para a declaração, é essencial que os contribuintes ajam com cautela. Campanhas maliciosas têm se aproveitado da confusão e da pressa para induzir usuários a baixar e instalar aplicativos fraudulentos em diferentes lojas virtuais.

As orientações oficiais e os programas referentes ao Imposto de Renda estão disponíveis exclusivamente no site e nos aplicativos oficiais da Receita Federal. Do mesmo modo, é fundamental que os contribuintes utilizem apenas os canais oficiais para acessar essas informações e realizar suas declarações.

Para garantir a segurança durante o processo, os contribuintes podem acessar o endereço gov.br/receitafederal e utilizar o espaço em destaque do Imposto de Renda. A declaração pode ser preenchida e enviada por meio desse canal, especialmente para aqueles que possuem o cadastro prata ou ouro na conta gov.br. Em outras palavras, é necessário evitar baixar aplicativos ou programas de fontes desconhecidas, optando sempre pelas plataformas oficiais da Receita Federal.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo