ArtigoHome

O Senhor é minha luz e salvação

Piedade Coelho

 

 

Nesta semana – a primeira da quaresma – tivemos a oportunidade de refletir, com o Mestre, a quarentena relatada no Evangelho segundo Lucas 4,1-13. Ele recordou para nós a história do povo de Deus no deserto rumo a terra prometida, onde conheceu a tentação da fome (Nm 14) e recordou o ensinamento: “Não só de pão vive o homem” (Dt 8,3).

 

Jesus conheceu a tentação do bezerro de ouro, ou seja, a de adorar um falso deus, que fornecesse riqueza (Êxodo 32); e respondeu com a palavra de Deus: “Só a Deus adorarás (Dt 6,13) e por fim conheceu a tentação mais refinada que se possa imaginar, a de manipular o poder de Deus para encurtar o caminho; mas Jesus recorda a experiência de Israel, resumida no livro do Deuteronômio, e novamente, reponde com sabedoria e firmeza: “Não tentarás o Senhor, teu Deus (Dt 6,16). Portanto ao longo dessa semana aprendemos que Jesus venceu o tentador no seu próprio terreno, o deserto, lugar onde moram as serpentes e os escorpiões, onde Deus provou o seu povo.

 

Nesse tempo forte de quaresma somos encorajados por Jesus a vencermos o tentador, sustentados pela Palavra do Pai amoroso do céu. Amanhã celebramos o segundo domingo da quaresma e temos os seguintes textos bíblicos para refletirmos ao longo da semana: Gênesis 15,5-12.17-18; Salmo 26(27); Filipenses 3,17-4,1; Lucas 9, 28-36. Oremos o Salmo 26:

“O Senhor é minha luz e salvação. 1.O Senhor é minha luz e salvação; de quem terei medo? O senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? 2.Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, é vossa face que eu procuro. 3. Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e salvador! 4. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor.”  Bom fim de semana.

Parabéns aos aniversariantes do dia!

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo