GeralHome

Dr. Tunico Vieira lança livro com visão técnico/política

Para o professor, a discussão é muito rasa e esvazia o debate de ideias

Formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo, Dr. Tunico Vieira lançou seu título literário: Quem pode ser político?, no último dia 06, no auditório Sigma, da Universidade Metodista de São Bernardo, que traz uma visão técnica sobre o tema.

Dr. Tunico Vieira

Pós-graduado em políticas internacional e governamentais, mestre em Direitos Difusos e Coletivos, doutor em Educação, advogado e professor na Universidade Metodista de São Paulo, o catedrático disse ao REPÓRTER que a discussão popular não atende ao motivo pela qual a política precisa ser debatida.

Rasa

A política é baseada com foco em ganhar eleição, porém, a discussão é rasa e fica na opinião popular, não técnica. Aliás, a opinião pública não precisa ser de difícil compreensão. Portanto, quando lanço um livro com debate tento desmistificar, para isso, precisamos discutir ideias e não pessoas, contudo, a política eleitoral discute pessoas e esvazia a discussão de ideias”, lamenta o professor universitário.

O docente revelou que sua obra literária é fruto de um trabalho de pesquisa da sua tese de doutorado, que une sua experiência de mais de 30 anos na vida pública com a sua trajetória acadêmica como professor, e que, no entanto, se baseou na BNCC para explorar este universo literário rico, mas pouco aprofundado da forma que deve ser.

“Pego como parâmetro a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, a formação constitucional para quem pode ser político pelos requisitos e na doutrina de quais as habilidades que o agente político deveria ter”, explicou Dr. Tunico, a metodologia.

E concluiu: “crio um método de peso para cada habilidade e no final precisa ler o livro – risos. E foi proposital, neste ano de eleição, participar deste debate político sem o protagonismo eleitoral, sem disputar eleição, mas para falar de política”, pontuou ele.

CELSO M. RODRIGUES

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo