CulturaHomeSão Caetano do SulVariedades

PROJETOS PREMIADOS PELA LEI ALDIR BLANC EM SÃO CAETANO GANHAM VISIBILIDADE NAS PLATAFORMAS DIGITAIS

Acesse pelas redes sociais da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul

 (Secult): facebook.com/agendaculturalscsinstagram.com/secultscs e youtube.com/secultscs, ou no Mapa Cultural: mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/projeto/3845

A destinação de prêmios em dinheiro aos artistas aprovados nos editais da Secretaria de Cultura de S Caetano do Sul pela Lei Federal de auxílio ao segmento cultural (14.017/20). Além disso, está dando visibilidade a pluralidade de manifestações artísticas de S Caetano do Sul, de alta qualidade técnica e profissional. Algumas delas conversam entre si, por meio da temática ou do cenário.

 

SETE VÉUS

 

Ainda mais, os editais da Secult com o aporte recebido via Lei Adir Blanc têm proporcionado aos artistas contemplados a oportunidade de utilizar os espaços culturais da cidade para apresentar os seus trabalhos.

A exposição virtual de arte contemporânea feminina “Sete Véus”

Com a curadoria da artista visual e ilustradora Joice Trujillo,  montada no Museu Histórico Municipal, administrado pela Fundação Pró-Memória. Hoje fechado para visitação por conta das medidas sanitárias impostas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

A exposição está tomando forma no Instagram (@exposicaoseteveus), com a disponibilização gradativa dos perfis das obras, bem como dos relatos das artistas participantes. Portanto um minidocumentário, apresentando as 12 artistas convidadas e seus respectivos trabalhos, está disponível no Youtube (Sete Véus Exposição). Uma performance de dança e um monólogo, que também são parte da exposição, estreiam no dia 15 de abril, pelo mesmo canal no Youtube.

A idealizadora e curadora também participa com uma peça: “Entre A Menina dos Olhos e A Mulher Serpente”, que e apresentada no espaço junto ao texto curatorial. Joice Trujillo explica que o intuito e aproximar o público das peças expostas como se as pessoas estivessem de fato no Museu Municipal:

A ideia e movimentar a cena cultural da cidade e valorizar o museu, para que outros artistas procurem o local não só para pesquisa de acervo, mas para sediar outras exposições”, propõe. Parte das obras sera doada para o acervo da Fundação Pró-Memória.

 

HELENAS

 

Afinal, a performance de dança “Helenas”, que estreou no Dia Internacional da Mulher pelo Youtube do artista e idealizador do projeto, Felipe Julio, é uma “homenagem-espetáculo”, cujo palco é o Museu Histórico. A atividade pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=zyxNLOQZd-M.

A proposta do trabalho é a investigação da feminilidade do artista e da ancestralidade junto à dança:

Um corpo masculino que dança suas memórias e afetos familiares femininos mais próximos.

Em dueto com a acordeonista Jéssica Nunes, a escolha do espaço para a performance se deu porque, nas palavras do dançarino e coreógrafo, “abarca diversas histórias, além de ser parte da história da cidade”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo