AtualidadesCidadesCotidianoGeralHomePolítica

STJ diz que sistema de informática do tribunal foi alvo de ataque hacker e pede investigação da PF

Técnicos da Corte verificaram indisponibilidade do sistema nesta terça-feira (3)

O Superior Tribunal de Justiça disse nesta quarta-feira (4) que o sistema de informática da Corte foi alvo de um ataque hacker na terça (3) e pediu investigação da Polícia Federal.

Em nota, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, informou que todas as sessões de julgamentos foram suspensas até que a área técnica consiga restabelecer a segurança no sistema.

“O Superior Tribunal de Justiça (STJ) comunica que a rede de tecnologia da informação do tribunal sofreu um ataque hacker, nessa terça-feira (3), durante o período da tarde, quando aconteciam as sessões de julgamento dos colegiados das seis turmas. A presidência do tribunal já acionou a Polícia Federal para a investigação do ataque cibernético”, escreveu Martins.

O ministro fala de “precaução”.

No entanto ss prazos de processos vão ser até a próxima segunda (9).

No entanto pedidos urgentes, como habeas corpus é exclusivamente julgado  pela presidência da Corte até segunda.

A área técnica do STJ determinou a ministros, servidores e estagiários que não acessem computadores ligados à rede do tribunal.

De acordo com relatório obtido pela TV Globo, os técnicos inicialmente verificaram uma falha no sistema interno de proteção da rede. Depois, viram que o erro ocorria no acesso ao ambiente virtual onde estão hospedados quase todos os sistemas do STJ.

A equipe técnica relata que listou indícios de uma invasão no sistema e que detectou um arquivo com características de vírus.

Por causa da pandemia, as sessões no STJ são virtual..

Além disso entre elas esta  um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Portanto no caso do triplex do Guarujá.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo