AtualidadesHomeO Canto do Joca

Péssimo atendimento em UPA remete a texto de Reich: “Escuta, Zé!”

Pessoas íntimas do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) chamam-no de “Zé”. Natural, diminutivo. Não necessariamente para diminuir. Apelido, apenas. Mas, de tanto ouvir “Zé” aqui, ouvir “Zé” ali, concluí: o “Zé” precisa ouvir mais. E me lembrei de Wilhelm Reich, médico (como o “Zé”), psicanalista, cientista natural, ex-colaborador de Sigmund Freud (está aí, Freud explica); que escreveu uma obra fantástica em 1948: “Escuta, Zé Ninguém”.

Coincidências

No livro, Reich mostra aquilo que o homem comum faz a si mesmo – como sofre, como se revolta, como homenageia seus inimigos e mata seus amigos, como sempre que conquista o poder em ‘nome do povo’ ele o utiliza mal e transforma em algo mais cruel do que a tirania à qual estava subjugado anteriormente, nas mãos da elite. Incrível.

Notificações

Afinal, como têm chegado inúmeras reclamações de leitores em relação ao serviço público de São Caetano do Sul, pintou a ideia de ter um pequeno espaço na coluna, uma nota talvez, ou notificações, que cheguem aos ouvidos do alcaide, com o título de “Escuta, Zé!”.

Seu espaço

Então, caros leitores, quando tiveram algo que desejem levar aos ouvidos do prefeito (embora isso aqui não seja ouvidoria), podem mandar que publicaremos no seu espaço “Escuta, Zé!”.

Escuta, Zé! Inicial

Ontem chegou o primeiro “Escuta, Zé!”. A munícipe Ana Paula Rocha ficou indignada com o atendimento na UPA 24H Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho (pobre Julinho, não merecia que a homenagem virasse isso). Ela, de 48 anos, escreveu: “Vim de resgate. Nenhum médico atendendo”. Sua ficha foi aberta às 13h35 de ontem. Às 14h30 ela foi embora sem ser atendida. E procurou um cardiologista particular.

Caras câmaras

Enfim, em 2018 foram gastos R$ 3,11 bilhões com 811 vereadores nas Câmaras Municipais das 26 Capitais. O gasto médio por vereador equivale a R$ 3,8 milhões. Não se trata de campanha contra o Legislativo, mas sim de alerta para que “nobres edis” repensem o que fazem pela sociedade.

Para o cidadão

Aliás, os números são do CRCSC (Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina), de estudo do programa Contabilizando para o Cidadão, idealizado em 2016, e que avalia despesas totais das casas legislativas municipais, gastos anuais per capita, gastos médios por vereador e o número de vereadores/habitantes.

Metal mesmo

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC promove neste sábado (13), das 14h às 22h, o Festival Rock ABC, em comemoração ao Dia Mundial do Rock. Seis bandas subirão ao palco no estacionamento da entidade: Garotos Podres, Statues on Fire, Trio de Ferro, Versus Mare, Caffeine Blues e Take 2.

Anarquismo

Afinal, Angelo Maximo de Oliveira Pinho, o Max, um dos organizadores; lembra que o início do movimento sindical brasileiro está diretamente ligado ao anarquismo, raiz do punk. “Quando as empresas começaram a se instalar no Brasil, houve a migração de trabalhadores europeus e dos anarcossindicalistas; que fomentaram o movimento punk e a criação dos sindicatos”, disse. A entrada é 1k de alimento não perecível, para doar a trabalhadores desempregados.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo