Artigo

Neymar estuprador?

Delegada Lucy

A notícia da semana envolve ninguém menos que o nome mais famoso do futebol brasileiro. Acusado de estupro por uma jovem, ele acabou divulgando imagens e conversas que teve com a pretensa vítima; como forma de se defender das graves acusações. O estupro é bem peculiar, considerando-se que se trata de um delito com várias configurações. O estuprador contumaz é aquele que age com violência ou grave ameaça, via de regra, não conhece a vítima e age com frequência – nesse caso, a investigação policial busca identificar o criminoso e seu modus operandi e as vítimas acabam aparecendo sempre em grande quantidade, o que faz com que o quadro probatório seja vasto e a condenação certa.

O estuprador de vulnerável costuma agir também com frequência e sua vítima são deficientes ou crianças – aqui a vítima é sempre conhecida do estuprador; e é justamente por isso que ele se aproveita dessa proximidade para praticar os abusos. A prova é mais difícil de ser colhida porque muitas vezes o abuso não deixa vestígios; e o depoimento da vítima é o único meio de levar o criminoso à condenação.

Nesses casos, psicólogos são os profissionais mais indicados para a tarefa de ouvir os relatos da vítima com o mínimo de revitimização possível. Aliás, a vítima completamente embriagada também pode ser considerada vulnerável; mas a prova, nesses casos, é ainda mais complexa; visto que o fato normalmente acontece uma única vez e não costuma deixar vestígios.

Casos como o do jogador, onde o fato ocorreu uma única vez e com uma única pessoa, que não deixam vestígios da violência sexual e onde a palavra da vítima é a única prova são uma incógnita – ninguém arrisca dizer como essa história vai terminar.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo