Artigo

As águas de março fechando o Verão

Luís Ricardo Vasques Davanzo

No próximo dia 20 de março terminará o verão, e nesta época do ano as enchentes são sempre um problema. Mas se já é esperado que chova muito, afinal a própria MPB fala das “águas de março fechando o verão”, porque passam-se anos e o problema só piora?

A verdade é que a região cresceu de forma desordenada ao longo dos anos, sem que os meios preventivos acompanhassem esse crescimento.

Só a manutenção dos mecanismos que já existem não será suficiente, são necessárias mudanças de caráter ambiental além da construção de novos piscinões.

A sustentabilidade, que ainda é tida como frescura ou luxo, será a chave para a sobrevivência. A impermeabilização do solo, como é feita atualmente, não permite que a água seja absorvida pelo solo, consequentemente transbordando todos os córregos e rios.

A criatividade do povo brasileiro vai ter que driblar mais esse obstáculo, pois esse é o ponto crucial de todas as enchentes. E é claro fazer sua parte não jogando lixo nas ruas e rios, para que não entupa bueiros e impeça a fluidez das águas. E ainda, não se arriscando enfrentando-as. Não há bem mais valioso do que estar vivo e com saúde.

Por isso paciência e prudência nesses momentos são fundamentais. É tempo de estar alerta e também de exercitar a solidariedade com as famílias afetadas. Esperando e agindo para que haja um futuro diferente.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo