Economia

Novas regras para cartão de crédito estão em vigor

  Aprovadas no fim de abril pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), as novas regras para o cartão de crédito já estão em vigor. As medidas começaram a valer em 1º de junho e buscam diminuir as taxas de juros cobradas pelas operadoras.
Entre as mudanças, o fim da regra que fixava o pagamento mínimo das faturas em 15% do valor total. A partir de agora, cada banco ou empresa que emite cartões de crédito, poderá definir um percentual mínimo para cada cliente de acordo com o perfil do cliente e relacionamento com a instituição.
Outra alteração importante refere-se ao fim da taxa das duas faixas de juros para quem deixa de pagar a fatura total e entra nos rotativos ‘regular’ e ‘não regular’.
De acordo com o Banco Central, no mês de março a taxa média do rotativo regular foi de 10,8% ao mês e a do não regular, de 14,3% ao mês. A cobrança, a partir de agora, deverá ser de acordo com a taxa definida em contrato e igual para as duas modalidades de crédito. Caso cliente fique inadimplente, o CMN autorizou ainda a aplicação de juros de mora e multa.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo