Cidades

Em dois meses, caixas coletoras instaladas no Paço recolhem 22.500 bitucas de cigarro

 Instaladas desde o dia 23 de outubro no Paço Municipal de Santo André, em parceria com a empresa Poiato Recicla, as dez caixas coletoras de resíduos de cigarro tiveram sua terceira coleta feita na tarde de ontem. O projeto piloto chegou à marca de cerca de 22.500 bitucas depositadas em quase dois meses, o que equivale a 10,5 kg de resíduos reciclados. Inédita na região, a iniciativa faz com que as bitucas, muitas vezes descartadas no chão, tenham reutilização e sejam transformadas em celulose, matéria-prima do papel.
Cada cigarro tem cerca de 8.680 substâncias tóxicas. Segundo a Poiato Recicla, a cada duas bitucas descartadas na água, um litro é contaminado. Desta forma, só com a reciclagem feita no Paço de Santo André, foi evitada a poluição de cerca de 11.500 litros de água.
com a palavra
O prefeito Paulo Serra ressalta que o projeto demonstra o interesse da cidade em questões socioambientais. “Os coletores foram colocados em locais estratégicos no Paço, eles ficam em frente ao prédio do Administrativo, do Legislativo e do Judiciário, além de uma caixa no ponto de ônibus e uma na frente dos correios. Ter como resultado a coleta de uma quantidade expressiva de bitucas de cigarro nos mostra que está surtindo efeito a conscientização que vem sendo feita e que aos poucos estamos voltando a ser referência quando o assunto é meio ambiente”, disse o prefeito.
O projeto funciona a custo zero para os cofres públicos.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo