CulturaHome

Edap promove primeira edição do Curso “Liderança, Relações de Trabalho e Assédio Moral” para chefias da Prefeitura

Evento oferece aos participantes recursos teóricos e práticos para a promoção de um ambiente de trabalho mais ético e saudável

A Escola Diadema de Administração Pública (EDAP) realizou o Curso “Liderança, Relações de Trabalho e Assédio Moral”, dirigido para 23 servidores (diretores, gerentes e chefes dos setores e de gabinetes) das secretarias da Prefeitura. O evento teve como objetivo capacitar os participantes a exercer a liderança em um ambiente de trabalho mais humano, ético e saudável, desenvolvendo hábitos e atitudes que possam organizar um clima leve e produtivo.

A novidade introduzida é a inclusão do tema Assédio Moral. “Já havíamos feito edições do Curso “Liderança e Relações de Trabalho”, mas sem esse tema, que agora passa a fazer parte definitiva dessa formação”, afirma João Vaz, coordenador da EDAP. No módulo Assédio Moral foram apresentadas questões básicas de racismo e de preconceito contra a população LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Interssexuais e outras identidades e expressões de gênero e/ou orientação sexual). “Essa inclusão é o resultado de amplo debate entre a Prefeitura e o Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, amparados pela legislação municipal existente sobre o Assédio Moral (Lei 3.827/19 – Campanha Permanente de Conscientização sobre Assédio Moral e Assédio Sexual nos Serviços Públicos Municipais; Lei 4.133/21 – que institui o Dia Municipal de Luta contra o Assédio Moral nas Relações de Trabalho; e Lei 4.250/22 – que trata da prevenção e proibição ao Assédio Moral na Prefeitura e estabelece a aplicação de penalidades para quem as praticar)”, diz João Vaz.

Três encontros

O curso foi dividido em três partes. Na primeira, João Vaz promoveu uma reflexão sobre os estilos de liderança e dicas práticas de como eles podem ser aplicados diariamente. O curso abordou temas como “Características dos Líderes”, “Pessoas X Recursos”, “Pirâmide de Maslow (necessidades humanas básicas e realizações pessoais)”, “Herzberg (psicólogo e professor de gestão empresarial norte-americano) e a Teoria dos Dois Fatores – Motivacionais e Higiênicos (preventivos)”, “Teorias de Liderança”, “Poder da Organização”, “Estilos de Administrar”, “Diferenças entre Chefe e Líder”, “Ética”, “Líder como Exemplo”.

O segundo tema, também coordenado por João Vaz, abordou Assédio Moral e seus Tipos e Assédio Sexual, bem como as Formas de Discriminação, Sexismo e Discriminação por Gênero, Conceito de Trabalho Decente e Felicidade no Trabalho.

João Vaz

A terceira parte tratou especificamnete sobre o Racismo e sobre a Discriminação da População LGBTQIA+ no ambiente de trabalho. Márcia Damaceno, coordenadora da Creppir (Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) da Prefeitura apresentou os conceitos de racismo, racismo institucional, preconceito e discriminação, e como eles podem ser detectados e combatidos, de modo prático, no ambiente de trabalho. Já o tema da população LGBTQIA+ foi apresentado por Robson Carvalho, coordenador da CPOCD (Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades) da Prefeitura. Ele apresentou os conceitos de sexo, orientação sexual, identidade de gênero e LGBTfobia institucional, entre outros. Márcia e Robson também apresentaram aos participantes do workshop as corretas condutas de atendimento para os servidores que atuam junto a esses segmentos.

Thiago e Talita

Uma das participantes do workshop foi Talita Masiero de Andrade, psicóloga e coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Leste. “O encontro foi muito bom e importante. Eu estava em busca desse tipo de informação para aplicar no trabalho e considero que o conteúdo foi muito esclarecedor”, afirma.

Para Thiago Neves da Costa, assistente social e coordenador do CRAS do Jardim Promissão, a abordagem dos temas do workshop foi muito boa. “O workshop nos faz relembrar os conceitos corretos de liderança. Ele ainda ressalta a importância do líder, não apenas como gestor, mas também em sua postura de compreender seus comandados”, relata.

O evento ocorreu no auditório da Edap (Escola Diadema de Administração Pública) localizado na região central da cidade, nos dias 15, 17 e 19 de abril, no período da manhã.

Sobre a Edap

A Edap é a escola de governo e administração pública da Prefeitura de Diadema. Atualmente ligada à Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (Sagep). Ela foi criada pela Lei Complementar n. 185, de 8/10/2003, sendo um espaço de formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores municipais de Diadema.

A Escola tem por finalidade oferecer ao servidor público municipal os instrumentos necessários ao seu aperfeiçoamento e constante capacitação técnica; incentivar e propiciar, de forma permanente, o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor público municipal; e promover a reflexão e avaliação constante das práticas cidadãs.

Heitor N. Bisi

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo