Cidades

Santo André revisa estoque de remédios

   Por conta do cenário preocupante encontrado durante vistoria no almoxarifado da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Santo André propôs em suas primeiras ações, verificar a relação, estoque e distribuição de medicamentos na cidade. Para isso fará uma revisão da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, que possui atualmente mais de 500 itens listados, entre eles produtos de eficácia não comprovada. Além da ação, a quantidade de remédios e insumos em estoque será levantada em cada unidade de saúde a fim de evitar que o material fique concentrado em excesso num único equipamento e corra o risco de faltar em outro.  O prefeito Paulo Serra acompanhado da primeira-dama, Ana Carolina Barreto Serra, e da secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, verificaram as condições do espaço onde são armazenados os remédios e itens de enfermagem de toda a cidade. Na avaliação do chefe do Executivo, os  problemas encontrados poderiam ser resolvidos em boa parte apenas com melhorias de gestão.  “Não tem um sistema integrado de controle e entrega de medicamentos. Isso faz com que todo controle de estoque seja completamente em vão, ao ponto de que há unidades que possuem mais estoque que a própria Prefeitura”, comentou Paulo Serra. 
A ocorrência descrita gera sérios problemas segundo o gerente do almoxarifado, Jeferson Queiroz. “Nos últimos anos, com medo de faltar os medicamentos, as unidades muitas vezes solicitam uma quantidade maior do que de fato precisam. Já aconteceu de em auditoria encontrarmos o produto em maior quantidade na unidade do que no próprio almoxarifado”.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo