Politica

Editorial – Sobrevivemos!

 Arre! Sobrevivemos a mais uma semana pantanosa no cenário nacional… Mas, o resultado picaresco, para não dizer lamentável, teve seu lado positivo: nivelaram-se, os pilares da República, por baixo e pela mesma régua amoral. Ilusões e fantasias caíram por terra mais uma vez e – todos sabem, ou deveriam saber – que choques de realidade são benfazejos não só para os sóbrios. 
Sabe-se, ao menos, com o quê se lida. Não se tratam embolias típicas, mesmo as cerebrais, com remedinhos para unha encravada, pois não? A trombose da dívida pública está em cerca de quatro trilhões de reais (ninguém sabe ao certo) e os juros e serviços decorrentes consomem 46% do orçamento do país.
Daí não haver dinheiro para saúde, segurança, educação, infraestrutura e investimentos, graças à irresponsabilidade e incoerência, inconsequência e insanidade da casta política; porém, dela não é a culpa. Insistamos mais uma vez: o representante eleito, do município à União, não chega “lá” sozinho.  Alguém tem de votar nele. E ele é a cara, o reflexo, o álter ego do representado. Por mais inóspita e desagradável que seja tal realidade, é a que temos. Mudá-la exigirá um trabalho desgraçado durante décadas, monumental paciência e inabalável persistência. 
De nada adiantará, como querem alguns, recorrer a algum tipo de deuses. Se houver algo de metafísico nessa coisa só poderá ser obra do Tinhoso. Certo?
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo