CidadesHome

Auricchio autoriza o início das obras do ReFundação

Maior programa de combate às enchentes da história de São Caetano inclui piscinão, alteamento de muro, ampliação de galerias e da rede de esgoto; Intervenções começarão segunda-feira

Um dia histórico para São Caetano do Sul. A Prefeitura iniciará segunda-feira (22/4) as obras do ReFundação, maior programa de combate às enchentes da história da cidade. As intervenções incluem a construção de piscinão, de muro de contenção de 4km em toda a extensão da Avenida do Estado na cidade, implantação de redes de esgoto em 3km, e micro e macrodrenagem em 5km, com a reforma e ampliação de galerias para aumentar a capacidade de vazão das águas pluviais.

Os detalhes serão apresentados à população em evento nesta segunda-feira, às 18h, no CISE Sueli Nogueira (Rua Ceará, 515, Bairro Fundação).  A previsão é a de que o conjunto de obras seja finalizado dentro de 24 meses.

 

Detalhes das obras serão apresentados à população segunda-feira, às 18h, no CISE Sueli Nogueira

O enfrentamento do principal problema de São Caetano tem sido norteado pela responsabilidade e transparência do prefeito José Auricchio Júnior, que vinha pleiteando o financiamento de grandes obras de combate às enchentes no Fundação desde 2011.  “Este é o resultado de um enorme esforço técnico e orçamentário, que deixará um grande legado de melhoria de qualidade de vida aos moradores do bairro”, ressalta.

  Obras do ReFundação começam na segunda-feira

Auricchio cita dia histórico; Maior programa de combate às enchentes de São Caetano inclui piscinão, alteamento de muro, ampliação de galerias e da rede de esgoto

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciará segunda-feira (22/4) as obras do ReFundação, maior programa de combate às enchentes da história da cidade. As intervenções incluem a construção de piscinão, de muro de contenção de 4km em toda a extensão da Avenida do Estado na cidade, implantação de redes de esgoto em 3km, e micro e macrodrenagem em 5km, com a reforma e ampliação de galerias para aumentar a capacidade de vazão das águas pluviais.

Todos os detalhes serão apresentados à população em evento nesta segunda-feira, às 18h, no CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação) da Terceira Idade Sueli Nogueira (Rua Ceará, 515, Bairro Fundação).  A previsão é a de que o conjunto de obras seja finalizado dentro de 24 meses. O investimento é de R$ 173,3 milhões, sendo 16% da Prefeitura e 84% proveniente de operação de crédito junto à CAF (Corporação Andina de Fomento).

“Será um dia histórico. Vínhamos pleiteando operação de crédito para financiar estas grandes obras de combate às enchentes no Fundação desde 2011. Este é, portanto, o resultado de um enorme esforço técnico e orçamentário, que deixará um grande legado de melhoria de qualidade de vida aos moradores do bairro”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.

Há registros de cheias na região desde o século XVI. No Fundação está localizado o vértice do Rio Tamanduateí (com águas que vêm de Mauá e Santo André) com o Ribeirão dos Meninos (que, antes de chegar a São Caetano, recebe águas provenientes das cabeceiras de rios que passam por Diadema, São Bernardo e São Paulo). O grande volume de águas (especialmente com as chuvas de verão) e a geografia do bairro (que em alguns pontos está abaixo da margem do Tamanduateí) resultam nas enchentes.

O enfrentamento do principal problema de São Caetano tem sido norteado pela responsabilidade e transparência de Auricchio. “Não posso afirmar que o Fundação, após a conclusão das obras, nunca mais será atingido por enchentes. Quem fala isso está mentindo. Este é um problema secular, mas que será minimizado consideravelmente após estas intervenções”, garante.

Auricchio também não se preocupa com o fato de que outro prefeito entregará as obras (seu mandato terminará em 31 de dezembro). “Quero que todos nós e as futuras gerações tenham um bairro melhor. Sem mesquinhez de quem fez ou não. Este é um legado para a cidade.”

DETALHES

O piscinão será construído entre a Avenida do Estado, a Rua Ceará e a Avenida Conde Francisco Matarazzo. Terá capacidade para armazenar 18.826,80 m³ de água.

Em outra frente, a rede de galerias de águas pluviais do Fundação será ampliada em 5km, aumentando significativamente a capacidade de vazão. Essas intervenções serão iniciadas pelas ruas Herculano de Freitas, Pedro Alexandrino e Deputado Emilio Carlos.

Também será construído muro de contenção em toda a extensão da Avenida do Estado na cidade (4km), combatendo o transbordamento do Rio Tamanduateí, além da implantação de mais 3km de redes de esgoto no bairro.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo