ArtigoHome

“Sociedade está aquém de entender a necessidade do autista”, diz Sabrina Aguera

Luiz Aguera Marques tem um Instagram e se diverte com a rede social

Em 02 de abril é celebrado o Dia Internacional e Nacional de Conscientização do Autismo, dando ao mês o nome Abril Azul, dedicado a esta condição que, em muitos casos, pode ser ou não acompanhada de outras causas, como até 80% associados ao TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e até 50% à depressão.

Sabrina Aguera é empresária e mãe atípica do Luiz Aguera Marques, de seis anos, assim denomina-se a progenitora de uma criança com esta condição, e falou ao REPÓRTER.

Diagnóstico

“Depois que teve o diagnóstico do Luiz, a vida mudou, fui entender o universo do autista. Certamente, fui estudar, fui atrás de tratamento, apoio, direcionamento. Fica meio perdida, depois que o Luiz começou o tratamento, começou a desenvolver a fala, a cognição, o autismo tem um atraso no neurodesenvolvimento”, explicou ela.

De acordo com a empresária: “as escolas não estão adaptadas e a sociedade está aquém de entender a necessidade real de uma pessoa com espectro autista”.

Segundo ela, ao ser descoberta a condição, tudo é colocado nesta mesma conta, quando alguns comportamentos podem ser atribuídos a outras causas.

Outros

“Quando a criança tem um problema gastrointestinal, pode gerar dor de cabeça, mal-estar, e não vai conseguir expressar, vai se comportar de forma inadequada, e se não for tratada a raiz do problema, não vai resolver. Isso não é o autismo”, esclareceu Sabrina.

Por fim, Sabrina Aguera falou do perfil de seu príncipe: “O Luiz é uma criança alegre, carismático, engraçado, próprio artista, tem um Instagram que se chama Luiz_Dorotea – de autista para artista”, orgulha-se a mamãe coruja.

CELSO M. RODRIGUES

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo