AtualidadesHome

Período de solicitação de isenção do Enem 2024 já está aberto

Os estudantes interessados em participar do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio 2024 já podem, desde o dia (15), iniciar o processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição. Este período se estenderá até o dia 26 de abril, oferecendo aos candidatos a oportunidade de garantir sua participação no exame sem custos adicionais.

Essa etapa não se restringe apenas à isenção da taxa de inscrição, mas também abrange a justificativa de ausência para aqueles que não compareceram à edição anterior do exame, realizada em 2023. Todo o cronograma, bem como as normas e regras a serem seguidas, estão devidamente estipulados no edital, o qual está disponível para consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Quem tem direito à isenção?

Os candidatos elegíveis para a isenção devem efetuar o pedido por meio da Página do Participante, utilizando o login único do gov.br. Aqueles que eventualmente não recordem a senha de acesso podem recuperá-la seguindo as instruções fornecidas na própria plataforma.

O Inep estabelece a gratuidade para os seguintes perfis:

  • Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio (no ano de 2024) em escola da rede pública de ensino, conforme declarado ao Censo Escolar;
  • Indivíduos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo integrantes de famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo