CidadesHomePolítica

Estratégias do tucanato no ABC

 

As eleições municipais na região do ABC em 6 de outubro, serão emocionantes. Como sempre tudo está indefinido apesar de todos saberem que sim, já está tudo definido. Entretanto, poucos sabem na realidade como está o traçado da sucessão para o Executivo. Analisando especificamente Santo André, São Bernardo e São Caetano, ninguém tem dúvida que o plano está traçado na cabeça dos prefeitos do PSDB, Paulo Serra, Orlando Morando e José Auricchio. No próximo dia 7 de abril finda o prazo da janela eleitoral para a troca de partidos e o quadro terá sua primeira importante definição. Mas serão três longos meses até as convenções partidárias (julho), onde poucos farão parte das estratégias tucanas, ou não. Até lá, façam suas apostas.

Liberal

O vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias – PL, recebeu cardeais do Partido na última segunda-feira para anunciar que tem o apoio do seu partido para disputar o Executivo na próxima eleição. Zaca tem o desafio de mostrar credibilidade eleitoral mas o fato de não ter a presença do prefeito Paulo Serra no evento, demonstra que terá dificuldades inclusive porque ficou claro que não é o escolhido do alcaide.

Lista

Nos bastidores do Paço andreense alguns nomes têm destaque na preferência do Executivo. Além disso, outros nomes são opções necessárias para a garantia do resultado, inclusive para estabelecer uma aprovação no Legislativo. Certamente, os vereadores Carlos Ferreira, Almir Cicote, Pedro Botaro, Ana Veterinária e Eduardo Leite aceitariam compor a chapa como vice.

Tiro no pé

As pesquisas são importante instrumento para compor o quadro da definição dos candidatos e acaba mexendo com as expectativas dos candidatos e dos eleitores. Entretanto, não é o que acontece até o momento em São Caetano. Apesar de dois levantamentos serem publicados em menos de um mês, todos aguardam a indicação do prefeito José Auricchio. Muitas vezes estar na frente muito cedo, pode queimar a largada e não ter fôlego para chegar até o final na ponta.

Xadrez

Cada jogada na movimentação política é importante para a ascensão do candidato. A experiência do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando faz com que ele esteja com a primeira jogada (peças brancas). O fato dele não declarar quem é seu candidato coloca todos no radar. Sim todos. Não esqueçam que política é a arte de somar, mesmo que 1 + 1 não resulte em 2.

Vitória

Em sua teoria política, Maquiavel destacou a importância de se manter o poder, ou seja, do governante manter-se no governo, para que o Estado e a ordem social sejam preservados.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo