EditorialHome

Um exemplo dos EUA a ser seguido

 

A Suprema Corte dos EUA agiu da forma correta e imparcial, com todos os seus membros não acatando a decisão da Justiça do Colorado, de tornar Donald Trump inelegível. Caso contrário iriam abrir um precedente enorme no país, onde a 14ª Emenda da Constituição iria pipocar nos tribunais, como forma de aniquilar candidatos.
Diferentemente dos seus pares na Suprema Corte brasileira, os nove ministros norte-americanos seguiram à risca a Carta Magna no país. Aqui, em alguns casos, o ministro é quem julga e pune, podendo, em certas situações, usar a arbitrariedade da toga e ungir seus “poderes”, para virar um ser supremo.
O Judiciário deve ser sempre o guardião das leis e dar a palavra final para a forma mais correta de interpretá-la. Tomar uma decisão, revertê-la e depois se contradizer é algo que cria enormes precedentes e até interpretações distintas do caso.
Por isso que, quando um vale para todos, não deixa margem de dúvidas para outras vias de pensamentos sobre a situação.
Agora, ao que tudo indica, teremos o duelo Trump contra Biden novamente, mas com o democrata na máquina pública e o republicano buscando reconquistá-la. Nikki Haley deve abandonar a disputa depois desta Super Terça, pois não terá fôlego para seguir adiante até a convenção. Já as disputas democratas são apenas protocolares, apenas para ver a força de Biden nos estados e se o pleito de novembro será tão complicado quanto o de quatro anos atrás.
Os Estados Unidos, mais uma vez, provaram os motivos pelos quais ainda são considerados uma potência e exemplo mundial. Não por menos, sua Constituição, como na Inglaterra, sua pátria mãe, é a mesma desde a fundação, com poucas emendas e mudanças. Mais uma vez, outro ponto positivo para os norte-americanos na comparação com o Brasil, já que estamos na sétima Carta Magna, sendo uma imperial e duas ditatoriais.
A Justiça brasileira tem pontos a destacar e outros a melhorar, mas, no geral, é consonante com a Constituição Cidadã e procura fazer jus ao codinome dado para o atual conjunto de leis e normas da República Federativa do Brasil.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo