HomeMauáPolítica

Oposicionistas ao governo Marcelo Oliveira garantem mais um segundo turno em Mauá

Oposição é formada por Átila Jacomussi, Juiz João e Sargento Simões; outros podem se apresentar 

A eleição em primeiro turno em Mauá, para vereadores e prefeito, será realizada no dia 6 de outubro, mas como o segundo turno na cidade é histórico, o resultado final para o Executivo, ficará para o dia 26 de outubro..

A eleição em segundo turno foi inserida da Legislação Eleitoral brasileira com a aprovação da Constituição de 1988. Entretanto, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores, vale essa regra para as eleições majoritárias (prefeito, governador e presidente), desde que o candidato mais votado não tenha obtido a maioria absoluta dos votos (50% dos votos válidos).

prefeito Marcelo Oliveira (PT)

Reeleição

O prefeito Marcelo Oliveira – PT, eleito em 2020 com 50,74% dos votos (91.459) tem o direito natural de ser candidato a reeleição e poderá enfrentar políticos experientes na oposição, inclusive o ex-prefeito Átila Jacomussi – Solidariedade, atualmente deputado estadual que obteve 49,26% dos votos (88.783).

Tudo indica que o secretário de Planejamento Urbano Chiquinho do Zaíra – Avante  (vereador licenciado),  que já foi candidato a prefeito, poderá formar chapa com os petistas no MDB, mas o PSB articula a indicação do médico, Dr. Tchello Pierro, recém filiado ao Partido Socialista Brasileiro que tem o comando do ex-deputado federal Wagner Rubinelli – Conselheiro do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Wagner Rubinelli

Oposição

O ex-juiz João Veríssimo – PSD, candidato em 2020, reforçou a militância com a troca de partido, além de já ter recebido o apoio do ex-prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi – PL. O liberal pode somar o apoio dos tucanos que pretendem indicar o empresário Zé Lourencini – PSDB, que disputou as últimas eleições para prefeito, para ser vice na chapa.

 

Sargento Simões

 

O vereador Sargento Simões –PL, surpreendeu ao tomar o Partido Liberal que está sendo comandado por Clóvis Volpi. Ele é o principal oposicionista da Administração Municipal, na Câmara Municipal. Foi candidato a deputado federal e conta com o apoio de bolsonaristas.

Ninguém descarta a apresentação de mais candidaturas até maio, mas tudo indica que a família Damo estará fora das urnas neste pleito depois de somar mandatos de vereador, vice-prefeito e prefeito nos últimos 20 anos.

Por Celso M. Rodrigues

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo