HomePrefeitura São Bernardo do CampoSão Bernardo do CampoSaúde

São Bernardo oferece a melhor saúde pública do Grande ABC

Investimento da gestão do prefeito Orlando Morando é o 3º do Estado (atrás da Capital e Campinas); foram 3 hospitais inaugurados e mais de 500 leitos entregues

 

 

A cidade de São Bernardo do Campo oferece o melhor e mais amplo serviço de saúde pública do Grande ABC. Este cenário desponta após o mais recente levantamento feito pelo anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com o orçamento de R$ 1,4 bilhão, São Bernardo é a terceira cidade do Estado de São Paulo que mais investiu em saúde em 2022, atrás apenas da Capital e Campinas. Considerando o cenário nacional, o município ocupa a 13ª posição.

O planejamento de aporte na saúde de São Bernardo começou na atual gestão, ainda em 2017, com a entrega de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Pronto-Atendimento do Taboão, que foi reaberto à população. A Administração ampliou ainda o atendimento do Hospital de Clínicas, que funcionava com apenas 40% da capacidade e que hoje está com 100% e passou a ser referência em cirurgia cardíaca infantil. Entregou os dois novos hospitais, o novo Hospital Anchieta, com 100 leitos, e o Hospital de Urgência, com 250 leitos, que foram fundamentais no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e permitiram que nenhum morador de São Bernardo ficasse sem leito para o tratamento da enfermidade.

Em 2023, destaque para a entrega do Novo Hospital da Mulher, o novo equipamento somou mais 170 leitos à rede de Saúde municipal, destinados, exclusivamente, à linha de cuidados da população feminina e integraram em um único equipamento, os serviços do Hospital Municipal Universitário (HMU) e do Centro de Atenção Integrada de Saúde da Mulher (CAISM) facilitando o tratamento para todas as patologias femininas em um único local. Neste ano, outros investimentos no setor foram a inauguração da Nova UBS Vila São Pedro II e o 1°Hospital Público Veterinário da cidade.

Na análise do prefeito Orlando Morando, São Bernardo tem a melhor estrutura de saúde pública da região porque investe muito além do patamar mínimo obrigatório por Lei de 15% de suas receitas próprias no setor. “Em 2022, nós não só mantivemos toda a estrutura implantada na saúde para conter a pandemia de Covid-19, como demos início a novos projetos com a entrega da 1ª etapa do Hospital da Mulher, a ordem de serviço para a construção do Hospital Municipal de Olhos e do 1º Hospital Veterinário público da cidade. Além das entregas da nova Policlínica do Alvarenga e da UPA Alves Dias totalmente revitalizada”, recordou o chefe do Executivo.

ESTRUTURA ROBUSTA – A atual estrutura de rede de saúde de São Bernardo conta com 34 Unidades Básicas de Saúde, 10 Unidades de Pronto-Atendimento 24h (UPAS), 14 Bases do SAMU, 9 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 2 Policlínicas (Centro e Alvarenga), 4 Hospitais (de Clínicas, de Urgência, da Mulher e Anchieta), 1 Hospital Público Veterinário, entre outros, que somam mais de 110 equipamentos da Pasta para atendimento da população são-bernardense.

“Outras obras ainda foram anunciadas para a Saúde em 2023, como a construção de dois novos Centros de Atenção Psicossocial no Alves Dias. A construção da UBS Vila São Pedro II, o Hospital de Olhos, a nova UPA Silvina. Entre outras que devem sair do papel neste ano de 2024”, complementou Morando.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, além do investimento em estrutura, saúde pública se faz com gente. “São Bernardo emprega mais de 10 mil profissionais de saúde em toda sua rede municipal, ou seja, temos um profissional de saúde para cada oito habitantes, isso eleva os nossos serviços no atendimento humanizado e qualificado. Nossa rede hospitalar é composta por equipamentos, inclusive, com certificações internacionais”, destacou o chefe da Pasta.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo