alunosEventosHomeSão Bernardo do Campo

Estudantes da rede municipal de São Bernardo dão show em Festival de Invenção e Criatividade

Em sua 4ª edição, evento da Secretaria de Educação promoveu mostras interativas, oficinas, palestras e apresentações culturais no Cenforpe nesta sexta-feira (10/11)

Projetos que visam a acessibilidade em brinquedos, máquina exterminadora de bullying, jogo de corrida com linguagem de programação, audiobook, planetário, oficina de fantoches, exposição sobre alimentação saudável, apresentações culturais. Essa é apenas uma pequena amostra do 4º Festival de Invenção e Criatividade (FIC) de São Bernardo, realizado nesta sexta-feira (10/11), no Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto). A ação da Secretaria de Educação, em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), tem o propósito de divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem criativa em ambientes educacionais.

FIC Edu SBC2

O FIC contou com 40 propostas de trabalho, entre mostras interativas, oficinas, palestras e apresentações culturais, unindo, num mesmo espaço, conceitos como tecnologia, invenção, criatividade, sustentabilidade e cidadania. “Esse evento é realizado em nossa rede de ensino desde 2018, proporcionando o compartilhamento de experiências entre os participantes. Nosso trabalho à frente da Secretaria de Educação de São Bernardo tem como objetivo seguir investindo em inovação e tecnologia e formação para os profissionais, além de manter nossas unidades aparelhadas. Essa tem sido a nossa estratégia para que as crianças possam ser conduzidas em direção à aprendizagem”, ressalta a secretária de Educação de São Bernardo, Sílvia Donnini.

FIC Edu SBC2

MOTIVAÇÃO – Para o estudante da EMEB Professora Suzete Aparecida de Campos, Roger Vitor Felipe Medeiros Nascimento, 11 anos, participar do FIC é muito importante. “A gente se sente reconhecido e, ao mesmo tempo, inspirado, porque podemos ver o trabalho dos colegas e ter novas ideias e expandir a nossa criatividade”, comenta o aluno do 5º ano, responsável por demonstrar que o corpo humano é um condutor de eletricidade.

Outra estudante empolgada em apresentar o projeto da sua turma é a aluna da EMEB Padre Fiorente Elena, Rebeca Galdin Santos, 8 anos. Eles criaram mecanismos para o combate ao bullying nas escolas usando materiais recicláveis. “Queremos incentivar as pessoas a serem gentis e a respeitar os colegas. É importante falar sobre o bullying porque é algo ruim. Nossa ideia é um relógio que apita quando a pessoa comete bullying e uma caixa de palavras antibullying”, diz.

INSPIRAÇÃO – Além de estudantes, professores e gestores de 22 EMEBs da cidade, o evento contou com a participação de diversos visitantes, como escolas particulares, redes de ensino de outros municípios, representantes do Programa Escolas Criativas, de comitiva internacional que reuniu pesquisadores da comunidade Tech and Play, da Fundação LEGO da Dinamarca, além de gestores de 16 municípios do país, entre secretários de educação, secretários-adjuntos e superintendentes. “Todas as vezes que visito São Bernardo fico impressionado com as práticas inspiradoras”, destaca o diretor-executivo da RBAC e pesquisador no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, Leo Burd.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo