GeralHomeSão Bernardo do Campo

OAB SP lamenta falecimento do advogado Tito Costa

Reconhecido como um dos maiores juristas brasileiros, Tito Costa faleceu aos 100 anos

 

“É com profundo pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) recebeu a notícia do falecimento do advogado e ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Antônio Tito Costa. Nascido na cidade de Torrinha, interior de São Paulo, o advogado faleceu neste sábado (28), aos 100 anos.

Tito Costa se formou em Direito na Faculdade do Largo São Francisco da USP (Universidade de São Paulo) em 1950, especializou-se em Direito Público e Constitucionalista e tornou-se um dos maiores nomes do país em Direito Eleitoral. Contribuiu com importantes estudos na área e seus livros são até hoje uma referência no Direito Eleitoral.

Na OAB SP, Tito Costa teve uma atuação ímpar, pautada na defesa da democracia e da advocacia. Foi vice-presidente da Ordem paulista no triênio 1995-1997, vice-presidente da Comissão de Direito Político Eleitoral em 2007 e membro consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral no triênio 2019-2021. Ele também se destacou como um dos fundadores da Academia Paulista de Direito.

Na política, foi vereador da sua cidade natal, Torrinha, entre 1955 e 1959, prefeito de São Bernardo do Campo entre 1977 e 1982, deputado federal constituinte e vice-prefeito de São Bernardo do Campo entre 1993 e 1996. Tito Costa ficou conhecido como o prefeito que apoiou o movimento grevista sindical no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980 no Grande ABC.

O corpo de Antônio Tito Costa foi velado e sepultado em Torrinha, sua cidade natal. A OAB SP se solidariza com seus familiares e amigos, reiterando nossa profunda admiração e respeito pelo legado deixado por Tito Costa a toda advocacia.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo