GeralHome

Morre João Lins

O metalúrgico e juiz classista João Lins Prereira, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, faleceu ontem

  Faleceu ontem (22), aos 88 anos, o companheiro João Lins Pereira, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul.
   

 O corpo do falecido está sendo velado amanhã, 23/6/2023 no Ossel Memorial, Avenida Goiás, 459, Centro São Caetano do Sul, das 8h30 às 10h30, e será enterrado às 11h, no Cemitério Cerâmica, Rua . Eng. Armando de Arruda Pereira, 880 – São José, São Caetano do Sul.

    Ainda consternada com a notícia de seu falecimento a diretoria do sindicato vem manifestar seu pesar e solidariedade à família e amigos do falecido.

Fúnebre
Antonio Russo Participa de Congresso dos Metalurgícos de São Caetano. Vê-se da esquerda para direita Vacílio Ivanova, Antonio Russo, João Lins Pereira, Vinicios Laira, entre outros companheiros

    Com sua morte o sindicalismo perde um companheiro que dedicou grande parte da sua vida na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras de São Caetano do Sul e do Brasil.
    

João Lins, como era conhecido, nasceu em 1934 em Recife/Pernambuco, veio jovem para São Paulo e aqui adentrando ao setor metalúrgico como empregado da empresa Mannesmann, lá permaneceu, tornando-se em seguida diretor do sindicato e, em 1975, o seu presidente até 1988.

 

Fúnebre
Júri composto pelo Prefeito Raimundo da Cunha Leite, João Lins Pereira e outros, para a escolha do Operário Padrão de São Caetano do Sul. 1980

    Com seu espírito empreendedor e presidindo a Cooperativa Habitacional do Metalúrgicos do ABCD, João Lins construiu milhares de apartamentos na região visando atender trabalhadores/as em busca da casa própria a ponto de em 1997, em matéria específica, o Jornal Tribuna do ABC considerá-lo um “construtor de cidades”.

    Não há dúvida de que o falecimento do companheiro João Lins deixa uma grande lacuna junto ao sindicalismo metalúrgico e nacional e ainda no coração de todos que o conheceram.

São Caetano do Sul, 22 de junho de 2023.

 

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas,
Mecânicas, de Material Elétrico e Eletrônico, Siderúrgicas,
Veículos e de Auto Peças de São Caetano do Sul

 

Fotos do acervo da Fundação Pró Memória de São Caetano do Sul

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo