HomeOABSão Caetano do Sul

OAB São Caetano destaca importância do descarte correto de tecidos e como o reaproveitamento dos materiais pode contribuir positivamente para Sociedade

Junho é o mês do Meio Ambiente, cujo objetivo é a necessidade de conscientizar e mobilizar a humanidade ao redor do mundo sobre a importância de proteger nosso planeta.

 

Giro econômico, solidariedade e sustentabilidade podem contribuir com o município por meio de ações sociais. Junho é o mês do Meio Ambiente, cujo objetivo é a necessidade de conscientizar e mobilizar a humanidade ao redor do mundo sobre a importância de proteger nosso planeta.

Atualmente uma das maiores preocupações a nível mundial envolve o lixo têxtil, destino de milhões de toneladas de restos de tecido são um problema para o nosso meio ambiente, sendo o Brasil um dos principais polos de descarte.

Nos aterros sanitarios são montanhas com milhões de toneladas de restos de roupas que interferem diretamente no meio ambiente, sendo que, alguns tecidos , como o material sintético, podem resistir até quatro séculos para decomposição.

Sobre o tema, a OAB São Caetano do Sul, através da Comissão de Ação Social, presidida por Roberta Pavan Chagas e Vice-presidida por Angela Fiusa, sugere politicas públicas relevantes ao tema que fomentem sustentabilidade com viés social.

Uma iniciativa possivel seria unir projetos de bem estar a todos envolvidos, destacando a relevância do tema para o Município quanto ao descarte correto de materiais têxteis para produção de novas roupas que podem ajudar pessoas carentes, principalmente no período de inverno.  “Por meio de educação ambiental coletiva, podemos destinar as sobras de tecidos e roupas arrecadados atraves de postos de coleta nos comércios e indústrias locais para oficinas de corte e costura que viabilizem confecção de novas peças, distribuindo para quem necessita de apoio. Assim não só colaboramos com meio ambiente, mas também a capacitação profissional local, gerando bem estar e renda a longo prazo para os moradores de São Caetao do Sul.”

Neste sentido, projetos podem ser concretizados por meio de parcerias do Poder Público com secretarias, cooperativas, associações, fundações, entidades e clubes de serviço dispostas a cederem espaço fisico e maquinários, sendo ainda primordial pessoas interessadas no tema a colaborarem com projeto de forma voluntárias.

Com a concretização desses projetos seria possivel auferir um futuro sustentável através de reuso de materiais têxteis reciclados e gerar novas oportunidades de renda, impulsionando a economia local do municipio a partir de reciclagem de tecidos que teriam como destino o lixo.

Nesta seara, com viés social, alem de promover visão ambiental coletiva os projetos atenderiam uma cadeia positiva social, cultural, educacional e econômica

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo