AtualidadesHomeSão Bernardo do Campo

Lula entrega novo prédio na UFABC e inaugura fábrica de ônibus elétricos em S. Bernardo

Marcos Fidelis

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve ontem (2) em São Bernardo para inaugurar o bloco Zeta da Universidade Federal do ABC, na sequência, o petista participou do início das operações da nova fábrica de ônibus elétricos da Eletra.

 

 

Lula inaugura novo bloco na UFABC e fábrica de ônibus elétricos em São Bernardo

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva – PT, cumpriu, nesta sexta-feira (2) duas agendas na cidade de São Bernardo. Lula esteve presente na inauguração do Bloco Zeta de Laboratórios na Universidade Federal do ABC – UFABC. Na sequência inaugurou a fábrica de ônibus elétricos da Eletra, às margens da Anchieta.

 

Na UFABC, Lula destacou a importância de investir em educação, ressaltando que não devem ser considerados gastos, mas sim investimentos.

 

No evento realizado na UFABC, Lula destacou a importância de investir em educação e saúde, ressaltando que essas áreas não devem ser consideradas gastos, mas sim investimentos.

“Se a educação é a base de tudo, tomei a decisão de que, no nosso governo, quando se fala em fazer universidade, creche, escola, a gente não pode mais utilizar a palavra gasto. A palavra tem que ser investimento”, disse.

O Bloco Zeta de Laboratórios, inaugurado na ocasião, irá beneficiar cinco mil estudantes e conta com 22 laboratórios de pesquisa científica. O investimento total foi de R$ 28,5 milhões, provenientes de recursos do governo federal, orçamento da própria universidade, Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Finep e emendas parlamentares.

Já na inauguração da fábrica de ônibus elétricos da Eletra e ao lado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, Lula destacou a importância da eletrificação para o Brasil ganhar competitividade frente às empresas estrangeiras.

“No início, o ônibus elétrico é mais caro do que o normal, mas no funcionamento dele, custará 73% a menos do que o ônibus a diesel”, argumentou. “Por isso que a gente tem que apostar na empresa brasileira”, acrescentou o presidente.

Com uma área de 27 mil m², a fábrica da Eletra tem capacidade para produzir 150 ônibus elétricos por mês e pretende se tornar líder em produção de ônibus elétricos na América Latina. Os investimentos totais na ampliação das instalações foram de R$ 150 milhões, com a expectativa de gerar 500 empregos diretos nos próximos dois anos.

“A Eletra está se preparando para ser não apenas a maior e mais versátil montadora de ônibus da América Latina, mas líder global em transporte público sustentável. A Eletra é um dos símbolos da nova industrialização brasileira”, certificou a presidente da empresa, Milena Braga.

Política

Após uma semana intensa no Congresso Nacional, Lula destacou durante os eventos a necessidade de ampliar as negociações junto à parlamentares para garantir governabilidade.

“Ontem (quinta-feira), a gente corria o risco de não ter aprovado o sistema de organização do governo. E aí, você não tem que procurar amigo. Você tem que conversar com quem não gosta da gente. Você tem que conversar com quem não votou na gente”, disse Lula.

Economia

O presidente também voltou a criticar o patamar atual da taxa básica de juros – Selic, fixada pelo Banco Central. “Gasto é a gente pagar 13,75 % ao ano por juro para o sistema financeiro desse país”, disse. “Isso é gasto. O restante é investimento”, completou.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo