HomeVariedades

Conheça a história dos anéis de formatura

O tradicional anel de formatura é comum entre alunos de graduação e pós-graduação e, desde sua criação, o costume tornou-se popular entre os estudantes ao redor do mundo

37Embora o anel mais importante na vida de uma pessoa seja geralmente uma aliança de casamento, existe outra joia que tem valor sentimental para aqueles que se formam no ensino médio ou na faculdade.

O tradicional anel de formatura é comum entre alunos de graduação e pós-graduação e, desde sua criação, o costume tornou-se popular entre os estudantes ao redor do mundo. Usado para comemorar a formatura, geralmente é personalizado de acordo com a área de atuação do formando.

Origem

Segundo a história, a tradição de usar um anel de formatura teve origem em 1835, com os alunos da Academia Militar dos Estados Unidos em West Point. Para mostrar visualmente a união entre o grupo, alguém teve a ideia de que todos na classe deveriam usar um anel com design semelhante. Cada um dos alunos queria mostrar algo que ficaria como lembrança do tempo que passaram em West Point.

Desde então, a criação de anéis de formatura tornou-se uma tradição para todas as turmas de formandos dessa instituição, como uma representação da unidade. E, com o tempo, a prática foi se tornando comum em todas as principais escolas e universidades.

Design

Durante vários anos, essas joias foram criadas com design uniforme e moldados para uma determinada escola. Porém, com o passar do tempo, algumas instituições ofereceram aos alunos a opção de customização. O nome e o emblema da instituição permaneceram no desenho padrão, mas havia a opção de adicionar o nome do aluno e outros detalhes que identificassem o usuário.

Os anéis de formatura tradicionais eram feitos em ouro, mas hoje em dia eles podem ser encomendados em vários metais, incluindo prata, ouro ou platina.

A pedra usada no anel será da mesma cor para todos os alunos de uma determinada área de estudo. No entanto, o corte e o tamanho da pedra podem ser encomendados ao gosto de cada um. Além disso, o tamanho do anel obviamente será diferente para cada pessoa, e geralmente há uma pequena diferença de design entre os anéis de homens e mulheres, sendo que os primeiros tendem a ser um pouco maiores.

A história do anel também carrega consigo algumas tradições. Um anel de formatura geralmente é usado no dedo anelar da mão direita. Isso contraria a tradição comum de usar alianças de casamento no dedo anelar esquerdo. Também é costume que a insígnia no anel fique voltada para dentro, em direção ao usuário enquanto ele estiver estudando. Após a formatura, o anel pode ser usado com a insígnia voltada para fora. Até hoje, os anéis de instituições famosas ao redor do mundo são muito apreciados e entregues, inclusive, como herança.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo