AtualidadesCulturaGastronomiaGeralHomeTurismoVariedades

Gastronomia incrementa o trade turístico

Jornalista Sérgio Moreira

 

Além de conhecer belas paisagens e se aventurar em novos destinos, com o turismo, as pessoas também têm a oportunidade de descobrir a cultura gastronômica dos lugares visitados. As opções são variadas, seja conhecendo produtores da região, provando pratos típicos ou até realizando atividades locais. A gastronomia, sem dúvidas, é uma grande impulsionadora do turismo brasileiro.

Dados dos boletins do Turismo Doméstico Brasileiro – edições de 2021 e 2020, materiais produzidos e divulgados neste ano pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que a cultura e a gastronomia fazem parte dos motivos que incrementaram as viagens dos brasileiros, passando de 15,5%, em 2020, para 16%, em 2021.

E para 2022, de olho na Copa e nas festas de fim de ano, os empresários do setor de bares e alimentação fora do lar já planejam aumentar o quadro de funcionários, principalmente, para atender à alta demanda por estes serviços, especialmente neste ano, que é o primeiro sem restrições sanitárias.

A gastronomia

 

A gastronomia vem sendo cada vez mais buscada como ferramenta turística diante da importância de se manter a identidade e a variedade de costumes gastronômicos, que são bastante ricos de uma região para outra. A comida, além de sua importância vital para o corpo, é conhecida por unir pessoas e promover experiências únicas e especiais. Portanto, o turismo gastronômico propõe ao turista conhecer a culinária local do destino, fazendo parte de sua experiência na viagem.

Do ponto de vista econômico, este segmento não só movimenta a economia local de cada região, como a economia nacional. O setor está em constante atualização, sempre contratando novos profissionais e abrindo novas filiais. Dados do Ministério do Turismo mostram que a gastronomia brasileira é considerada muito boa para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros. Desta forma, com toda a riqueza do nosso país, a tendência do setor de alimentação fora do lar é estar em permanente crescimento.

Mais de 900 eventos e feiras já estão marcados no calendário de 2023

 

eventos e feiras

 

O ano de 2023 ainda nem chegou e já está repleto de eventos e feiras para visitar pelo Brasil inteiro. É o que mostra o calendário da Feiras do Brasil, que já prevê cerca de 985 feiras e eventos para o próximo ano. Definidas para janeiro estão, por exemplo, a Fenahall 2023 – Feira Nacional de Artesanato do Classic Hall; Mostra Femusc; Anime Wings; Encontro Nacional da Cultura do Sorgo; DINETEC – Dia de Negócios e Tecnologias. A segmentação de feiras e eventos de 2023 preveem que os setores com mais produção serão os de Agropecuária, Comercial e Industrial (861); Alimentação e bebidas (491); e Empreendedorismo, Negócios e Franquias (446). Especificamente na categoria de Turismo, Hotéis, Bares e Restaurantes, estão previstos cerca de 128 eventos e feiras. São Paulo é o estado que recepcionará o maior número de eventos e feiras previstas até o momento, totalizando cerca de 443. Em segundo lugar aparece o estado de Santa Catarina com 78 e, em terceiro, o Rio Grande do Sul com 76. Durante o ano de 2022, de acordo com o portal Feiras do Brasil, aconteceram 790 eventos virtuais e 5.075 presenciais, totalizando 5.865 solenidades, festividades ou encontros.

Para obter mais informações sobre as feiras, clique https://www.feirasdobrasil.com.br/destaques.asp?codigo=1137

As feiras e eventos movimentam o setor do turismo. De acordo com um estudo realizado pela Global Industry Analysts, as viagens de negócio, domésticas ou internacionais, que compreendem trabalho, hospedagem, alimentação, lazer e transporte, tem a perspectiva de atingir US$ 829,5 bilhões até 2027. O setor de alimentação e hospedagem deve alcançar US$ 446,6 bilhões até o final do período analisado pelo estudo em 2020-2027.

 

Destinos internacionais no Festuris

A flexibilização das exigências para entrada no Brasil e exterior tem contribuído para o aumento das viagens internacionais para diversos destinos. Segundo dados do Banco Central do Brasil, em maio deste ano as despesas dos brasileiros no exterior somaram US$ 1,1 bilhão. Foi a segunda vez que as despesas ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão desde o início da pandemia da Covid-19. E um levantamento do Itaú Unibanco, com base no uso de seus meios de pagamento, confirma este aquecimento: em julho, os gastos dos brasileiros com turismo no exterior cresceram 360% comparado com o mesmo mês do ano anterior.

turismo
O turismo pelo mundo encanta os turistas

 

Este potencial dos turistas brasileiros tem sido percebido pelos mais diversos

destinos estrangeiros que estarão presentes no Festuris, de 3 a 6 de novembro, em Gramado. São mais de 40 expositores internacional. Se somam a eles os buyers que estarão no evento para comprarem e representarem, os destinos e atrativos brasileiros no exterior. “São as duas pontas da cadeia do turismo presentes, o que confere um diferencial ao evento”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. Ele cita que estas presenças no evento demonstram o potencial do turista e do turismo brasileiro. Praticamente todos os destinos brasileiros estarão representados em Gramado com estandes próprios (ou através das secretarias estaduais ou do Ministério do Turismo). E do exterior virão destinos de praia, montanha e históricos de praticamente todos os continentes. Um dos destinos que estará presente é Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, o único Emirado que possui cadeia de montanha, deserto e mar, o único que tem patrimônio histórico reconhecido pela Unesco e a única fazenda de pérolas do Oriente Médio. “O Festuris é considerado uma das melhores feiras da América Latina Khai Mah”, afirma Alex Bernardes, country manager de Ras Al Khaimah para o mercado brasileiro. O mercado do Sul do país, segundo ele, “é bem considerável dentro do mercado de turismo. E é importante a gente marcar presença com este mercado. E nada melhor do que conseguir isso através do Festuris, a gente conhece a força que a feira tem”, afirmou. A presença no Festuris, segundo o profissional, pretende mostrar que o Emirado Ras Al Khaimah é mais do que um destino de luxo. É história e beleza natural.

Cidades, cultura e gastronomia são o foco da Comissão Europeia de Turismo – ETC, que também participará do Festuris. A ETC é uma organização sem fins lucrativos e responsável pela promoção da Europa como destino turístico. A organização, hoje, é composta por 35 órgãos nacionais de promoção do turismo de países europeus. Segundo Anna Bellmás Sanz, marketing project manager da ETC, “o mercado brasileiro é bastante atrativo para os países europeus”. A entidade utilizará o evento para mostrar a presença da marca Europa. “Manter contato com os operadores de turismo de luxo no Brasil, mostrar que a Europa está pronta para receber turistas de luxo brasileiros”, finaliza.

 

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Em 2020, o Festuris foi o único evento de negócios turísticos a ser realizado de forma presencial, em meio à pandemia. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience.

O evento tem o patrocínio Master do Ministério do Turismo, patrocínio Gold do Sebrae e Latam Airlines, co-patrocínio Banrisul, a Gol é a transportadora aérea oficial, a Planalto é a transportadora terrestre oficial, Turistur a agência oficial e Laghetto é a rede hoteleira oficial do evento. O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião, Gramado a Cidade Anfitriã e o país convidado é Argentina. Mais informações sobre o evento em  www.festurisgramado.com.

 

 

Copa do Mundo movimenta o turismo

 

Intercity Hotéis

 

Há pouco mais de dois meses para o início dos jogos, a Copa do Mundo do Catar já movimenta a economia e os setores gastronômico e hoteleiro de Belo Horizonte. A expectativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG), é que o quadro de funcionários do segmento registre um aumento de 30% no período. Diante da demanda aquecida, o Intercity BH Expo, o maior da rede Intercity Hotéis no Brasil, lança programação especial para os torcedores assistirem aos jogos a Copa no espaço gastronômico do hotel e projeta um crescimento extra de 10% no faturamento deste fim de ano.

 

O gerente geral do hotel, Edvard Pancrácio, explica que o Hotel contará com programação especial durante todas as partidas do Mundial. Para os jogos da Seleção Brasileira, os torcedores podem esperar atração extra com música ao vivo, comida de boteco e combo de bebidas, para atrair mais amantes por futebol ao Intercity BH Expo. “O último bimestre do ano já é uma época de grande expectativa para o setor, pois é marcada por muitos eventos e confraternizações. A disputa da Copa do Mundo do Catar chega para aquecer ainda mais a nossa demanda, sobretudo, neste ano de retomada pós-pandemia que é tão importante para o setor”, afirma. A expectativa do hotel é receber mais de mil pessoas para assistir aos jogos.

 

Piscina do intercity  BH Expo

 

Piscina do intercity BH Expo

O primeiro evento do Intercity BH Expo já tem data marcada, domingo, dia 20 de novembro, às 13h, data em que se inicia a disputa do Mundial, com partida entre Qatar e Equador. O evento acontece no Restaurante Libertas, o maior espaço gastronômico da rede hoteleira da capital, que recentemente passou por amplo projeto de revitalização. Com área de 380m², o Libertas comporta até 270 pessoas e conta com infraestrutura moderna, transmissão e projeção de alta qualidade e cardápio com o melhor da gastronomia mineira. O ambiente perfeito para receber amigos, famílias e grupos corporativos, de pequeno, médio e grande porte. As reservas podem ser realizadas nos telefones (31) 3307-5802 e (31) 99559-4169.

 

 Festival Internacional de Cerveja e Cultura

 

Congresso Cervejeiro FICC

Belo Horizonte, conhecida como pólo das cervejas artesanais, agora será conhecida também como a capital produtora do lúpulo brasileiro. Por isso, o FICC (Festival Internacional de Cerveja e Cultura) que há sete anos promove o evento cervejeiro de grande porte, sendo um dos mais importantes do estado, vai realizar no próximo mês, o Congresso Cervejeiro FICC.

Entre os dias 11 a 14 de novembro, alguns dos principais nomes do mercado cervejeiro estarão reunidos para debaterem afinidades, sinergias e desafios do mercado. O Congresso é aberto a pessoas de todo o Brasil, sejam cervejeiros, sommelieres, pessoas ligadas ao turismo, empreendedorismo, inovação, associados do Sindbebidas, Abracerva e Sindicerv, gastrônomos, jornalistas, organizadores de eventos, enfim, será um evento bem abrangente.

Foto: Cintia Magalhães / www.bsfotografias.com.br

As receitas das cervejas com o lúpulo

 

O Congresso Cervejeiro FICC será composto por mesas redondas, palestras, visitas técnicas, Podcast, beertour e vai trazer as várias temáticas do mercado cervejeiro, e mais do que isso, incluir BH na Rota Nacional de Produtores de Lúpulo. Para isso, foi firmada uma parceria entre o evento, a Associação Brasileira dos Produtores de Lúpulo – APROLUPOLU e a mais nova Fazenda Cervejeira, localizada dentro de BH, sendo a única fazenda cervejeira urbana do Mundo e já produzindo lúpulo. Até bem pouco tempo atrás, não se cogitava a produção de lúpulo em BH. O evento vai contar com uma programação intensa. A festa de encerramento do Congresso irá abranger o público além dos congressistas.

FICC- Festival Internacional de Cerveja e Cultura nasceu em 2015 com objetivo de fomentar a cultura e a indústria cervejeira no estado e no Brasil.   São 7 anos e   9 edições; Mais de 100 mil pessoas que passaram pelo FICC; Mais de 200 cervejarias participantes; Mais de 500 artistas escalados; 20 palestrantes de 3 países diferentes; Mais de 30 dias na imersão do mundo da cerveja; Mais de 1000 profissionais envolvidos; Mais de 500 rótulos de cervejas; Mais de 15 toneladas de alimentos arrecadados.

Números desse ano: serão 20 palestrantes, 4 estados representados, 2 palestrantes internacionais, 1 podcast, 1 visita técnica, 2 mesas redondas, 1 beertour, 3 bandas, 2 Dj, 10 cervejarias envolvidas- Congresso FICC (Festival Internacional de Cerveja e Cultura) – 11 a 14 de novembro, Sede da Fiemg (Av. do Contorno, 4456 – 4º andar) -Informações: (31) 9965325589, @festivalficc, inscrições ingressos: http://eventos.gofree.co/FICC2022

 

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63   informações para a coluna enviar para [email protected]

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo