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Estação São Caetano passará por adequações da MRS

A MRS Logística está se preparando para realizar uma série de grandes obras visando permitir o tráfego segregado de cargas na região da Linha 10-Turquesa. Entre as estações afetadas está a de São Caetano, que terá uma via reservada para o TIC Santos, uma iniciativa que promete reconfigurar significativamente o cenário ferroviário na região.

Porém, o projeto da Segregação Sudeste, que visa implantar uma nova via exclusiva para o trânsito de trens da MRS, enfrenta desafios consideráveis. Na área da Estação São Caetano, a nova via de carga deverá passar ao norte da estação, o que inevitavelmente entrará em conflito direto com as edificações existentes, exigindo soluções engenhosas para sua implementação.

Para viabilizar a passagem da nova via, a MRS terá que executar uma série de obras de readequação e expansão da infraestrutura local. Isso inclui desde a readequação do acesso norte até a ampliação da passarela, implantação de novo elevador e o prolongamento da passagem subterrânea.

Ainda assim, é importante considerar que há pouco tempo a CPTM realizou a adequação de acessibilidade da estação, embora na época o projeto não contemplasse as atividades da MRS. No entanto, as autoridades asseguram que a estação da CPTM não será prejudicada. O projeto manterá três vias para o serviço regular da Linha 10-Turquesa e abrirá espaço para uma via exclusiva para o Trem Intercidades até Santos.

Além disso, o número de plataformas permanecerá o mesmo, mas a plataforma 6 deverá se desconectar do acesso da estação, tornando-se ilhada, em uma configuração semelhante ao que ocorre na estação Mooca. O acesso será deslocado para as proximidades da Rua Perrella, abrindo espaço para a via exclusiva. A passarela da CPTM será ampliada no sentido norte, juntamente com o túnel, e a acessibilidade será garantida através de novos elevadores.

Porém, as intervenções não se limitam apenas à estrutura da estação. A MRS também deverá realizar realocações de estruturas, como banheiros, e implementar melhorias no acesso à passagem inferior externa à estação, que dá acesso ao terminal de ônibus próximo.

Apesar disso, as obras da Segregação Sudeste da MRS ainda não têm um prazo definido para serem iniciadas. A concessionária planeja investir cerca de R$ 1,1 bilhão nessas atividades, cujo cronograma estimado de conclusão é de aproximadamente oito anos.

MARCOS FIDELIS

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