EducaçãoGeralHomeSão Bernardo do CampoSaúde

São Bernardo promove Programa Saúde na Escola na rede municipal

Objetivo desta etapa é orientar e avaliar os alunos dos ensinos Infantil, Fundamental e EJA sobre as boas práticas de Saúde Bucal

Dentro da parceria entre as pastas de Saúde e Educação, a Prefeitura de São Bernardo promove, até o dia 30 de setembro, o Programa Saúde na Escola (PSE), que, nesta etapa, tem como objetivo orientar e avaliar os alunos da rede municipal sobre as boas práticas de Saúde Bucal.

Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC
A expectativa é atender aproximadamente 67 mil estudantes, que passam pelo processo de avaliação oral e orientação sobre temas como a técnica de escovação correta, em 142 unidades educacionais dos ensinos Infantil, Fundamental e EJA. Quando detectada a necessidade de atendimento, os alunos são encaminhados para uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam tratamento dentário básico, de urgência e desenvolvem ações de saúde bucal, para prosseguimento do tratamento.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, as ações de prevenção são fundamentais para a Saúde e, quando realizadas na escola, despertam o tema para ser discutido também dentro de casa. “Quando o aluno participa destas atividades durante o horário das aulas, ele automaticamente comenta a situação com os familiares quando chega em casa e a mensagem de cuidado e prevenção chega para eles também”, explicou.

DEMAIS AÇÕES DO PSE – O Programa Saúde na Escola (PSE), que chega aos 82 mil alunos da rede de Educação, com ações de educação em Saúde, com temas relacionados à Saúde Bucal, Saúde Mental, a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e orientações para prevenção de gravidez precoce, na adolescência, obesidade infantil, entre outros.

REDE DE SAÚDE BUCAL – Além das UBSs, três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) fazem a assistência odontológica dos casos mais complexos e a UPA Rudge Ramos funciona em esquema de plantão odontológico.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo