AtualidadesCursosDiademaGeralHome

Diadema vira campo de estágio para alunos da FGV

Universitários conhecerão a realidade do município para propor novas possibilidades de enfrentamento dos desafios na saúde pública

 

A partir deste semestre, os equipamentos do Sistema de Saúde da rede municipal de Diadema passam a ser campo de estágio para uma disciplina regular de Projeto Aplicado do curso de graduação de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com isso, durante o mês de agosto, 10 alunos da instituição visitarão o município para conhecer e entender como o Sistema Único de Saúde (SUS) funciona na cidade.

VisitaalunosFGV_ArquivoPMD3

Nesta sexta-feira (19/08), foi a vez de visitar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Inamar. A enfermeira e gerente da Unidade, Cristina Rodrigues da Costa, fez a apresentação sobre o serviço e tirou dúvidas dos estudantes. “Enquanto saúde coletiva tem tudo a ver a vinda dos estudantes. Em saúde pública temos a educação permanente e todas as áreas fazem parte: administração, enfermagem, medicina”, relatou.

 

Na primeira etapa da disciplina, os alunos assistiram no auditório do Quarteirão da Saúde a uma apresentação sobre contextualização da cidade e da rede municipal de saúde. Na sequência, os universitários visitam serviços da Atenção Básica, Especializada, Hospitalar e de Urgência e Emergência, Vigilância à Saúde e Assistência Farmacêutica como Unidades Básicas de Saúde (UBS), SAMU e Pronto Socorro Central. Ao final de agosto, os estudantes irão propor cinco projetos ou desafios para trabalharem juntos com as coordenações de saúde pelos próximos meses.

 

Para o articulador da Atenção Básica e coordenador da Saúde Bucal, Gabriel Gonçalves Mariano, a ida a vários serviços de saúde amplia o conhecimento dos alunos. “Sendo alunos de uma área distinta da saúde, eles trazem um olhar muito rico e diferenciado. O que a gente quis fazer foi a comparação de diferentes serviços de saúde. Sabemos das necessidades que temos, mas temos muito para mostrar, ensinar que a gente sabe trabalhar os nós críticos”, explicou.

 

As estudantes do 6º semestre, Daniela Kow e Marina Jabur, participaram do projeto de imersão, em abril, e retornaram à Diadema para cursar a disciplina. “O projeto foi muito legal, mas foi uma semana. A gente viu muita coisa, mas não deu para aprofundar. Estou bem empolgada de voltar agora. Lembro do Ambulatório Diatrans, é muito legal poder ver essa comparação, essa evolução e poder aprofundar mais nessas questões”, afirma Daniela. Marina vê nas dificuldades, um desafio a ser superado. “A gente sabe que falta de profissional é um problema não só da saúde, mas vários lugares tem dificuldade de contratação. As vezes não tem uma solução tão fácil ou a curto prazo, mas se colocar nesse lugar de desafio e não só da teoria é tornar prático tudo o que a gente vem estudando nesses três anos”, ressalta Marina.

 

PARCERIA

 

A disciplina é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Fundação Getúlio Vargas. A primeira imersão para acompanhar os serviços da rede municipal foi realizada no segundo semestre de 2021 e uma segunda turma em abril deste ano (http://www.diadema.sp.gov.br/27931-alunos-da-fgv-realizam-imersao-na-gestao-de-saude-em-diadema).

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo