AtualidadesGeralHomePolíticaSanto André

Paulo Serra destaca avanços no atendimento a pacientes com covid e atração de investimentos para Santo André

Prefeito, em entrevista exclusiva a este REPÓRTER, aponta avanços e realizações ao longo de 2021

 

Wilson Guardia

 

Prefeito de Santo André no segundo mandato consecutivo, Paulo Serra faz balanço deste ano de trabalho e projeções para o futuro da cidade. O chefe do Executivo destaca obras, ações para cuidar de pacientes com covid e aborda movimentos para atração de novas empresas para cidade.

 

– Acompanhado da primeira-dama Ana Carolina, Paulo Serra entrega presentes dentro da campanha Natal Solidário

REPÓRTER – ­Prefeito, qual balanço pode ser feito do mandato ao longo de 2021?

PAULO SERRA – O ano de 2021 foi desafiador, por conta da pandemia de covid-19 e de todos os desdobramentos que o combate ao vírus exigiu. Mas, com planejamento, gestão e com a união do andreense, estamos conseguindo vencer o novo coronavírus.

Nenhum andreense ficou sem atendimento médico, mesmo no período mais crítico, quando atingimos mais de 1.100 internações. Tornamo-nos referência nacional e internacional no enfrentamento à pandemia. Com o avanço da vacinação, pudemos desmobilizar os hospitais de campanha e avançarmos a um patamar de segurança e de proteção à nossa gente.

Mesmo em cenário adverso, Santo André não parou.Tiramos importantes obras do papel como a duplicação do Viaduto Adib Chammas, entregamos as creches Tamarutaca e, renovamos a frota municipal com a entrega de 16 ônibus com ar-condicionado e acessibilidade, além da entrega de Unidades de Saúde da Vila Lucinda e Paraíso, revitalização da Praça Alzira Franco, reforma e novo gramado do estádio Bruno Daniel, inauguração dos Parques Escolas Aclimação e Palmares, baia de estacionamento da Rua Itambé e Feirinha XV de Novembro, além da urbanização do Núcleo dos Missionários e do Núcleo Santa Cristina, que conta agora com salas para os cursos de qualificação do programa Escola de Ouro, capitaneado pela primeira-dama Ana Carolina, por meio do Fundo Social de Solidariedade. Na área de Habitação, entregamos mais de três mil escrituras neste ano e 260 apartamentos de interesse social, com infraestrutura de esporte, lazer e convívio social. Santo André também recebeu prêmio internacional de Cidade Sul-Americana de Esportes e foi reconhecida como quarta Cidade Inteligente, no ranking nacional.

PAULO SERRA (05) – Prefeito Paulo Serra, no gabinete, em preparação para a live semanal. Momento aproxima moradores do chefe do Executivo

REPÓRTER – Nos primeiros quatro anos de mandato, o senhor realizou uma série de intervenções, melhorou ao asseio da cidade, a iluminação e a manutenção de praças e parques, deu uma nova “cara” para Santo André, inclusive, enfrentou algumas críticas, ao fechar unidades de saúde, para adequações e melhorias, justamente para elevar o patamar de atendimento aos munícipes. Neste sentido é possível dizer que políticas públicas devem ser feitas com “enfrentamento” às críticas, porém com respeito aos contrários?

PAULO SERRA – Sim, o desenvolvimento de políticas públicas de qualidade, que transformam a vida das pessoas, que trazem dignidade, qualidade de vida, progresso e credibilidade à cidade e são perceptíveis pelo andreense são, sim, antídoto às críticas. E a aprovação da nossa gente foi sentida e constatada, com 78% apoiando a continuidade deste projeto em um segundo mandato, com votação histórica em Santo André. Um gesto que aumenta a nossa responsabilidade e fazer mais e melhor por Santo André, mesmo em meio aos desafios.

REPÓRTER – Diante do atual cenário pandêmico e econômico quais foram as principais dificuldades encontradas pelo senhor e equipe de governo? E como superaram?

PAULO SERRA – A economia impactou o mundo. Uma crise de proporções globais. Conseguimos enfrentar este momento graças a todo o planejamento e gestão iniciados ainda em 2017, quando cortamos gastos públicos, revimos contratos, colocamos a casa em ordem, recuperando a credibilidade e a sanidade das contas da cidade. Além disso, recebemos aval da Câmara Municipal na liberação de recursos para o combate à pandemia, o que nos manteve com capacidade hospitalar instalada e com infraestrutura para vacinar com rapidez e eficiência a nossa gente.

 

REPÓRTER – É notório que muitas empresas, apesar do momento delicado, escolherem a cidade de Santo André para início ou ampliação dos negócios. Ao que se deve este movimento?

PAULO SERRA – Sem dúvida alguma à recuperação do protagonismo socioeconômico da cidade. Voltamos a ser um bom destino para investir. Além disso, focamos na capacitação e qualificação da nossa gente, levando em conta a demanda deste novo perfil de negócios que desponta na cidade, mais focado em Serviços e Construção Civil. Por isso, criamos o Escola de Ouro, programa de qualificação profissional idealizado pela Ana Carolina, pelo Fundo Social de Solidariedade, que vai formar mais de 10 mil pessoas nos próximos anos. Santo André liderou, por exemplo, a criação de novos postos formais de emprego no mês de outubro e atraiu grandes grupos como Atacadão, Assaí, novas lojas da rede de lanchonetes Mc Donald’s, o Centro Logístico da Coca Cola-Femsa, entre outros. Oportunidades, emprego e renda para a nossa gente.

 

REPÓRTER – Santo André é uma cidade imensa, com áreas mais afastadas da região, e consequentemente com PIB per capita inferior ao da média daqueles com residência em áreas mais abastadas. É evidente que tais diferenças sociais, por mais que o Poder Público atue de forma eficaz, é de difícil resolução, no entanto, algumas ações podem amenizar, ou melhor, integrar todos os cantos e públicos do município. O Governo municipal tem atuado em quais frentes de trabalho para reduzir distâncias e integrar a cidade. Os projetos de urbanização são um importante instrumento?

PAULO SERRA – A marca do nosso governo é a integração da nossa cidade. São inúmeras intervenções e obras que aproximaram e valorizaram diferentes regiões da cidade, como o Segundo Subdistrito, como a duplicação do Viaduto Adib Chammas. Além disso, a urbanização de núcleos já unidades descentralizadas do Fundo Social de Solidariedade, para que todos tenham acesso às oficinas e aos cursos de qualificação profissional da Escola de Ouro, que está chegando a bairros como Jardim Santo André, Utinga, Vila Linda, entre outros.

REPÓRTER – O projeto Moeda Verde, referência no Brasil e replicado em outros municípios, teve grau elevado de acertividade e apoio popular. É possível aumentar ainda mais este projeto que ajuda a preservar o meio ambiente e ainda reforçar a refeição das famílias menos favorecidas da cidade?

PAULO SERRA – O Moeda Verde, idealizado pela Ana Carolina, por meio do Fundo Social, em parceria com o Semasa, é um programa modelo para outras cidades do Estado e País e que garante sustentabilidade e segurança alimentar da nossa gente, ao trocar 5 kg de lixo reciclável por 1 kg de frutas, legumes e verduras frescos. O Moeda Verde está presente em 18 comunidades do município e beneficia, direta e indiretamente, cerca de 100 mil pessoas. Em quatro anos, já entregamos mais de 107 toneladas de alimentos hortifrúti e a população já encaminhou para a reciclagem quase 540 toneladas de resíduos. A troca garante uma cidade mais limpa e bem cuidada, combate o descarte irregular, estimula as cooperativas de reciclagem e garante comida saudável na mesa de quem mais precisa.

REPÓRTER – Com o elevado número de casos de síndromes gripais, em especial, da nova cepa do influenza H3N2 – Darwin, o sistema público de saúde sofreu com a alta demanda e reclamações dos usuários começaram a aumentar e a carga de trabalho dos profissionais também. É evidente, que ainda dentro de uma pandemia de coronavírus outra epidemia tenha preocupado a área técnica. No contexto narrado, de que forma a Prefeitura tem trabalhado para equalizar a oferta/demanda?

PAULO SERRA – A cidade possui leitos, hoje destinados aos pacientes covid-19, que poderão ser utilizados em casos de síndrome gripal com necessidade de internação. Atualmente há 30 leitos de UTI e 30 de enfermaria destinados à pacientes com covid-19 no Centro Hospitalar Municipal de Santo André.

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, segue monitorando a evolução da demanda por atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e aumentando o número de médicos nas unidades com maior fluxo de pessoas. Reforça ainda que implantou inúmeras medidas como aumento de profissionais no acolhimento, mudança no fluxo de atendimento, entre outras, na tentativa de reduzir o tempo de espera.

 

 

REPÓRTER – Qual a marca já deixada por Paulo Serra na Prefeitura de Santo André e qual legado pretende deixar?

 

PAULO SERRA – O cuidado e respeito com a nossa gente e amor por Santo André. Estas são as nossas motivações diárias. Nosso combustível. Sou andreense, filho de andreenses, casado com uma andreense e pai de uma andreense. Então, mesmo que deixe de ser prefeito, o que naturalmente vai acontecer um dia, vou continuar vivendo aqui, com minhas raízes em Santo André. Por isso, ouvimos a nossa gente e planejamos o futuro da cidade, para que os avanços e progressos possam ter continuidade, sem retrocessos como no passado. É a Santo André da gente, pensada e planejada para a nossa gente.

REPÓRTER – Prefeito, para o eleitor, as eleições de 2022 ainda estão longe, mas no dia a dia da política, nos bastidores do poder elas batem à porta. No entanto, muito tem se falado sobre a possível candidatura da primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). De que forma o senhor com sua experiência, de ex-vereador e agora como prefeito, pode contribuir com a candidatura, em busca de uma vitória eleitoral?

PAULO SERRA – Não é momento ainda de falarmos de eleições. Estamos focados em fechar o ano com as ações que são importantes para a retomada da cidade, com estímulo à economia, à geração de emprego e renda e ao acolhimento da população mais vulnerável, com o trabalho social desenvolvido pela Ana Carolina, junto ao Fundo Social. O Natal Solidário arrecadou três toneladas de alimentos e 60 mil itens como roupas, brinquedos, entre outros, que foram destinadas a 53 mil pessoas assistidas pelas 110 entidades sociais do município. Cuidar da nossa gente é a prioridade para fechar 2021 e planejar o próximo ano.

 

REPÓRTER – O vice-prefeito Luiz Zacarias tem afirmado estar à disposição do partido e do Governo municipal para entrar na disputa de deputado federal. O senhor já conversou em ele a respeito? Tem articulado uma dobrada entre Ana Carolina e Zacarias?

PAULO SERRA – Zacarias é um grande amigo e parceiro, e que tem nos ajudado a fazer um importante trabalho à frente da gestão municipal. Como falamos, ainda não é momento de fazer movimentações pensando nas eleições de 2022. Estamos centrados em concluir este ano, tirar obras importantes do papel, planejar os avanços para o próximo ano com base nos desafios que a cidade inspira e, no momento oportuno, vamos falar de política e de Eleições.

 

REPÓRTER – E a relação com Câmara e oposição?

PAULO SERRA – A relação entre o Legislativo e o Executivo segue saudável e próxima, tanto que aprovamos importantes projetos que fizeram diferença, inclusive, no combate à pandemia. O mesmo se aplica à oposição. O governo dialoga com transparência e respeito com todos os parlamentares, indiscriminadamente.

REPÓRTER – Projeto de lei aprovado pela Câmara, e que está em suas mão para sanção ou veto, prevê a proibição dos chamados banheiros multigêneros ou unissex na cidade de Santo André. Qual será sua decisão?

PAULO SERRA – A utilização de banheiros unissex já é prevista no Plano Diretor de Santo André, tendo em vista que muitos estabelecimentos são autorizados a funcionar com apenas um banheiro. O que está em discussão neste projeto de lei é o banheiro de uso misto.

 

A Prefeitura estuda nova legislação sobre o tema porque avalia que a proposta aprovada na Câmara pode afetar muitos empreendedores, que seriam obrigados a arcar com custos para construir um novo banheiro.

 

A Administração Municipal está formulando proposta de lei mais moderna e atual, que não prejudique os empreendedores, mas que também preserve os valores que estão embutidos no projeto de lei que o Legislativo aprovou.

 

REPÓRTER – Prefeito, para fechar. Qual recado o senhor deixa para a população de Santo André e o que ela pode esperar do senhor nos próximos três anos de mandato?

PAULO SERRA – Deixo o meu agradecimento a cada andreense, por confiar na nossa gestão. Por se unir, nesta pandemia e atender aos nossos chamados. Fosse para que ficassem em casa, para que usassem máscara, para que doasse a quem mais precisava e, principalmente, para que se vacinassem. Esta união e solidariedade, marcas da nossa gente, nos colocaram como referência em cuidar de pessoas e no enfrentamento da covid-19. Sabemos que ainda há muito trabalho pela frente e que os desafios são grandes. Mas é com a força desta união, que vamos avançar e realizar cada vez mais pela nossa cidade. Continuem a contar com a nossa gestão, porque contamos com cada um e cada uma de vocês para continuar neste caminho certo para um futuro seguro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo