AtualidadesCulturaGeralHomeSão Caetano do Sul

“O Antropólogo Viajante” Dia 18 de dezembro às 13h

Espetáculo interage com o meio ambiente em uma viagem com Charlie, um ambientalista contemporâneo que busca respostas sobre o presente com nossos ancestrais, desde 150 mil anos atrás.

 

As obras da Intuição Companhia de Dança abordam temas atemporais, inerentes a vida, instigando a profunda reflexão sobre os caminhos do psicológico humano. Neste novo espetáculo, O Antropólogo Viajante, ela parte da constatação de que não fomos a única espécie de hominídeos a habitar o planeta. A direção e coreografia é de Vinícius Anselmo premiado em importantes festivais nacionais e internacionais de ballet como Tanzolymp (Alemanha), YAGP (Nova York) e Festival de Dança de Joinville (Brasil).

 

Anselmo estudou em Paris, na França, o repertório e construção coreográfica de grandes nomes como Jiri Kilyan, Ohah Naharin, Cristal Pite e Sharon Eyal. A locução é de Rodolfo Dias (Dipa) e os diálogos foram escritos por Rodrigo Vilalba, Doutor em Comunicação e Letras e professor de Teoria da Comunicação, Antropologia Cultural e Filosofia. Vilalba integra o quadro da Intuição Companhia de Dança, formada ainda por professores renomados, musicista e dez bailarinos. 

 

O espetáculo gratuito será apresentado presencialmente no dia 18 de dezembro, sábados, às 13h, no Parque Chico Mendes.

 

Sobre o espetáculo

É provável que nossa espécie coexistiu, em um mesmo período histórico, com mais 4 espécies de Homo. O espetáculo Antropólogo Viajante conta a narrativa de Charlie, um ambientalista contemporâneo que viaja ao encontro de Lee, Homo erectus, há 150 mil anos, Eloá, Homo neanderthalensis, há 40 mil anos, e Kai, Homo sapiens, há 260 anos (antes da revolução industrial), levando, em sua mala de viagem, uma máscara e um relógio. Nessa jornada fantasiosa, onde as fronteiras do tempo e da comunicação são magicamente superadas, acontecem diálogos instigantes entre eles os que Charlie pergunta aos seus parentes evolutivos:

  • O que foi desaprendido na história que fez com que a espécie humana chegasse ao ponto de ter que usar uma máscara para respirar e um relógio para enquadrar o tempo?
  •  O que tornou o Homo sapiens mais adaptável ao meio ambiente, mas, paradoxalmente, levou a raça humana a um mundo artificial, desconectado da natureza e beirando sua própria extinção?
Compromisso Social

A fim de tornar o impacto ambiental do espetáculo menor, não há distribuição de programas impressos, esses serão disponibilizados on-line. A iluminação é a própria luz do dia e cenografia; o espaço urbano. O figurino é elaborado com retalhos de tecidos reaproveitados de ateliês. O objetivo é materializar a obra com o mínimo de recursos materiais, arquitetando uma espécie de espetáculo “verde” e, dessa forma, ser exemplo, estimular o público a repensar a sua relação com o meio ambiente e a buscar formas de preservação ambiental nas mais variadas esferas socioeconômico-culturais.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo