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Dia da Cachaça: bares e restaurantes valorizam a data

Bebida genuinamente brasileira tem tradição na Região curtida em cambuci

O Dia da Cachaça, 13 de setembro, um produto cultural brasileiro, possui uma data especial, a mesma para a liberação da fabricação e venda da bebida no Brasil.

Para o presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Beto Moreira, a importância da data é reforçada na Região pela tradição da bebida curtida em cambuci,

um fruto natural da mata Atlântica, especialmente na Vila de Paranapiacaba, em Santo André.

Ele acredita que é natural bares e restaurantes aproveitarem a oportunidade para oferecer promoções e atrair clientes.

Especialista e comerciante tradicional da cachaça, o restaurante Pilão Mineiro, em Santo André, que oferece comida brasileira, tem um espaço exclusivo, o Cantinho da Cachaça, com mais de 250 rótulos de produtores de todo o Brasil, mas com maior concentração de alambiques do Sul de Minas Gerais.

O cliente já conhece a nossa tradição, mas também convidamos para conhecer as especiarias aqueles que entram aqui pela primeira vez. Especialmente a nossa produção artesanal, a cachaça com rapadura”, comenta Vagner Neto, proprietário do restaurante.

Portanto, o destilado brasileiro, que vem ganhando projeção pelo mundo, também conquista cada vez mais o mercado brasileiro.

Conhecido programa de TV que traz o nome de Bendita Marvada explora alambiques de todo o Brasil e revela as variedades da paixão brasileira, que promove pontos turísticos, festas populares e movimenta cidades de várias regiões, de norte a sul do País.

 Revolta da Cachaça
Acima de tudo, em 13 de setembro de 1661, proprietários de alambiques e cana de açúcar lideraram movimento contra a proibição da bebida e cobrança de impostos e que resultou na Revolta da Cachaça.

Entretanto, ao longo do tempo, a cachaça ganhou diversos apelidos como mata-bicho, branquinha, parati, bicha, água que passarinho não bebe, marvada, veneno e a boa.

Sobre o Sehal

Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas.

Representa cerca de oito mil estabelecimentos na Região do Grande ABC.

Fornece apoio com profissionais renomados nas áreas jurídicas, sanitária, organizacional, parceria com escolas e faculdades, além de lutar pela simplificação da burocracia nos âmbitos municipal, estadual e federal com redução dos impostos e ainda contribuir para a qualificação dos empresários e trabalhadores.

Oferece ainda cursos gratuitos ou com condições especiais para associados e ministrados por professores altamente qualificados, em salas de aula equipadas com datashow, cozinha completa com utensílios e insumos para as aulas práticas.

Além disso, é também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.

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Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

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