CulturaHomeMauá

Expresso Cultural em Mauá, SP, 2020.

O projeto Expresso Cultural é uma junção de todos os movimentos da cidade, começa no dia 29/10 e vai até o dia 20/12, em todos os equipamentos culturais da cidade.

 

De acordo com, O projeto Expresso Cultural é uma junção de todos os movimentos da cidade, começa no dia 29/10 e vai até o dia 20/12, em todos os equipamentos culturais da cidade.

 

Caio tem como objetivo construir a identidade da cidade, ele quer que a cidade entenda que se hoje Mauá tem uma cultura suburbana, a linha do trem conta essa história, “Fomos rota da estrada de ferro, por aqui passou o desenvolvimento, por isso nossa cultura suburbana é ligada pela linha do trem”, afirma o Secretário de Cultura e Juventude de Mauá – Caio Evangelista.

O movimento Expresso Cultural terá duração de quase 60 dias, onde a cidade pode respirar toda a cultura da cidade.

Caio Evangelista, tem em seu coração que a expressão cultural da cidade está diretamente ligada ao meio de transporte trem, a identidade do projeto tem uma ligação forte com a locomotiva.

A cidade que esteve na rota do desenvolvimento do Brasil, mostra que mesmo com a pandemia, os artistas são de carne e osso, e que essa arte que é o sustento de muitos precisa ser mostrada o tempo todo, a reinvenção é essencial para que a cada dia as pessoas possam sentir a arte.

 

O que foi o EXPRESSO CULTURAL de Mauá em 2019.

 

O Projeto Expresso Cultural que tomou conta de Mauá no final do ano passado foi uma tentativa da Secretaria de Cultura e Juventude de Mauá em criar um conceito de cultura que tem como objetivo garantir a integração entre as linguagens artísticas produzidas pela cidade, como teatro, dança, arte urbana, música e literatura. E assim foi feito, mais de 80 produções coletivas e individuais das mais diferentes modalidades de artes, que se apresentaram dentro do festival intitulado Expresso Cultural com uma programação eclética.

 

O Secretário de Cultura e Juventude –

 

Caio Evangelista se diz muito satisfeito com o resultado e garante que a integração de todos os festivais em um único, estabeleceu um diálogo com o que se produz no mundo, inseriu as minorias, e gerou protagonismo mauaense.

O objetivo era a descentralização cultural, fazer perceber que o artista deve olhar para a popularização e servi-la, gerando a inclusão. Convidar a população é ir ao bairro com a mesma qualidade que se faz na região central. O respeito por quem faz e quem consome arte é o caminho para não ocorrer com a nossa juventude o mesmo que em Paraisópolis.

 

A Locomotiva que carregou o Expresso Cultural passeou por várias Estações/Equipamentos Culturais de Mauá, que aportaram como um novo olhar para a identidade cultural da cidade.

Por exemplo,

  • o Museu Barão de Mauá, foi chamada de Estação Casa Bandeirista, de onde partiu o Expresso Cultural no dia 22 de novembro
  • e seguiu fazendo paradas por outras Estações como: Moinho de Sal, ainda mais Ipê Amarelo,
  • Marco da Pedra, Ana da Terra, ainda mais Olaria, Rio das Pedras, Santa Luzia entre outras,
  • todos os nomes que tinham como preocupação chamar atenção para a memória e história da cidade.
  • O Expresso terminou dia 22 de dezembro no Parque da Juventude,
  • a estação Ipê Amarelo com o encerramento das atividades das Oficinas Culturais
  • e a entrega do troféu Jovem Guarani aos destaques do festival.

 

No sentido de alcançar um grande público e maior visibilidade, o projeto abraçou as atividades comemorativas de aniversário da cidade, com shows como: Exaltasamba, DeJones, Nossa Vibe, Pura Claves, DJ Alexandre Nero, Vinny Moraes, Anjos de Resgate, Projeto Rodo Cine, palestras com a atriz e diretora teatral Gabriela Rabelo. Um grande destaque foi espetáculo com a atriz Denise Fraga que superlotou o Teatro Municipal em comemoração aos 18 anos do Teatro.

 

O prefeito de Mauá Atila Jacomussi destaca que

 

O Expresso Cultural foi desenvolvido para fazer parte da agenda da cidade, que deseja realizar atividades bem planejadas para a Juventude, que é quem impulsionou, a forca que empurra A Locomotiva é nossa juventude”.

 

O prefeito exibe ainda que Mauá é a cidade mais jovem do Brasil. E que os Cursos das Oficinas Culturais serão ampliados para garantir a formação em outras comunidades que ainda não foram contempladas.

As Oficinas Culturais oferecem cursos

  • de dança, violão, teatro, acordeom, desenho e pintura,
  • grafite, danças urbanas, ainda mais  violino, capoeira,
  • flauta entre outras modalidades em vários bairros da cidade como CEU das Artes,
  • FIEC Barão,
  • FIEC Parque das Américas,
  • Casa do Hip Hop, ainda mais Biblioteca do Zaira
  • e Silvia Maria e a partir de marco em outros locais como associações devendo ultrapassar os três mil alunos.

 

Enfim, Para 2020 o Secretário e Prefeito estão afinados e intencionam dar mais corpo ao projeto e organizar uma programação mais ampla e abrangente, cidade. Afinal, A população pode acessar a página da prefeitura e o aplicativo www.ecmaua.br e acompanhar as atividades do teatro e outros equipamentos. A sede da Secretaria de Cultura e Juventude fica na
Rua Gabriel Marques, 353, Vl. Noemia, 09370-575, Mauá, SP. Telefone: (11) 4512-7480.

 

Por fim, A programação citada acima e do ano passado e a programação de 2020 será extensa e divulgada aos poucos à imprensa.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo