CulturaHomeSanto André

Santo André realiza cadastro cultural para lei Aldir Blanc

Plantões tira-dúvidas online serão realizados nos dias 14 e 15 de agosto; reuniões virtuais já envolveram mais de 550 pessoas

Prefeitura de Santo André.jpg

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), já está mobilizada e realiza diversas ações para a implementação da lei federal Aldir Blanc, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública devido à pandemia de Covid-19.

Paço - Foto - Helber Aggio_PSA
Paço – Foto – Helber Aggio_PSA

O momento é de divulgação da lei,de acordo com,  mobilização e cadastro de quem atua na área cultural em Santo André, nas suas mais diversas expressões e linguagens, incluindo técnicos e espaços culturais da cidade. Os interessados devem acessar a plataforma oficial da cidade, o CulturAZ (culturaz.santoandre.sp.gov.br/), e criar seus perfis. Esta ação pode ser realizada em qualquer momento.

A lei Aldir Blanc prevê vários instrumentos para aplicação dos recursos, além disso, como auxílio emergencial específico para trabalhadores e para espaços culturais, além de editais, projetos e premiações, entre outras. Foi sancionada em 29 de junho e ainda necessita ser regulamentada.

Tutorial –

 

Um novo tutorial para cadastro no CulturAZ, mais prático e voltado para agentes e espaços,ainda mais,  foi desenvolvido e está disponível em vídeo, PDF e HTML no site da Agenda Cultural de Santo André (bit.ly/LeiAldirBlancSantoAndré).

Reuniões online – Nos dias 14, às 19h, e 15 de agosto, às 14h, serão realizados dois plantões tira-dúvidas na plataforma JitSi, abertos a qualquer interessado, pelo endereço meet.jit.si/LeiAldirBlanc. Novos encontros virtuais, além disso, também podem ser propostos por grupos ou coletivos da cidade. Já foram realizadas 24 reuniões online setoriais, somando mais de 550 participantes.

Outras ações –

 

Ainda mais, Também no site da Agenda Cultural, foi criado um hotsite, área específica para divulgação da Lei Aldir Blanc na cidade. Estão disponíveis calendário completo das reuniões online, orientações para cadastro e utilização da plataforma CulturAZ, documentos oficiais como a íntegra da lei, previsão de recursos e medidas provisórias e um boletim mensal com as ações já realizadas.

Enfim, Em breve, será disponibilizado um canal de escuta digital, a partir de discussões com os Fóruns de Cultura do Conselho Municipal, para receber sugestões da população.

Serviço

Por fim, Plantões tira-dúvidas online: dias 14/08, às 19h, e 15/08, às 14h, em meet.jit.si/LeiAldirBlanc.

Hotsite Lei Aldir Blanc em Santo André: bit.ly/LeiAldirBlancSantoAndré

Cadastramento/CulturAZ: culturaz.santoandre.sp.gov.br/

Dúvidas: [email protected]

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo