Atende Fácil de São Caetano reabre com agendamento prévio
O Atende Fácil de São Caetano do Sul, órgão criado em 2008 que dispõe à população (pessoas físicas e empresas) acesso rápido a serviços municipais, estaduais e federais,
O Atende Facil retomou seu atendimento presencial nesta quarta-feira (2/9), após período de 5 meses e 12 dias fechado por conta da pandemia do novo coronavírus.
Para isso, é preciso, obrigatoriamente, realizar o agendamento on-line no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br, na área de Serviços/Atende Fácil Web.
A prioridade será para serviços que não possam ser concluídos sem a presença do cidadão.
O Atende Fácil reabrirá com 30% de capacidade, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, somente na Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro – o Posto do Atende Fácil Express, no Bairro Prosperidade, não será reaberto nesta fase.
Contudo o atendimento remoto continua sendo realizado pelo e-mail [email protected].
A diretora da unidade rápida, Renata Evelyn de Oliveira, explicou como será a reabertura de um órgão tão importante como o Atende Fácil.
“Não dá para termos certeza se a demanda será maior ou menor, pois todas as solicitações serão com agendamento prévio. Entretanto, se for como foi durante o fechamento presencial, em que recebíamos cerca de 3.500 solicitações diárias, o atendimento continuará sendo grande”, comentou Renata, que acredita que o ‘novo normal’ dos atendimentos virtuais veio para ficar.
SERVIÇOS
O Atende Fácil reabrirá apenas com agendamento prévio para os seguintes serviços:
– Serviços municipais (das secretarias da Fazenda, Mobilidade Urbana, Vigilância Sanitária, Obras e Habitação, Saesa, entre outros;
– Cidcard;
– Vacinação da Febre Amarela e certificado internacional de vacinação;
– Cartão do SUS;
– Cartão São Caetano;
– Procon;
– RG e antecedentes criminais;
– Junta de Alistamento Militar.
O Detran não será reaberto nesta etapa;
Por determinação do governo do Estado de São Paulo – a previsão é dia 14 de outubro.
Outro detalhe muito importante nesta reabertura presencial do Atende Fácil é que somente será permitida a entrada no Atende Fácil dos interessados, previamente agendados, ou de seus acompanhantes, no caso de idosos ou pessoas com mobilidade reduzida ou outra situação que assim o exija, obedecidos os protocolos sanitários abaixo, sem prejuízo de outros que vierem a ser introduzidos ou suprimidos.
Além disso, continua sendo obrigatório o uso de máscara cobrindo boca e nariz.
Contudo,O Atende Fácil foi todo readequado para receber a população neste período de pandemia. Estarão disponibilizados dispensers contendo álcool em gel para higienização das mãos na entrada e nas dependências do Atende Fácil, ainda mais que terá em suas portas de entrada agentes que medirão a temperatura de todos os usuários.
A pessoa que estiver com temperatura corporal acima de 37,5° não terá sua entrada autorizada, sendo recomendado à mesma que procure uma Unidade de Saúde.
ATENDE FÁCIL 12 ANOS
Enfim, Em 12 anos, o Atende Fácil ultrapassa os 8,5 milhões de atendimentos em mais de 490 serviços municipais, estaduais e federais.
Afinal, o Atende Fácil concentra serviços das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (Sedeti), Fazenda (Sefaz), Assuntos Jurídicos (Sejur), Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), Mobilidade Urbana (Semob), Obras e Habitação (Seohab), Planejamento e Gestão (Seplag), Relações do Trabalho (Sert), Saúde (Sesaud), Serviços Urbanos (Sesurb), além da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Saesa).
O horário de funcionamento do Atende Fácil é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e todos os atendimentos devem ser feitos através de agendamento online. Mais informações nos telefones 4227-7600 ou 4227-7601.