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Consórcio ABC recebe apresentação com dados sobre potencial de consumo da região

Levantamento de consultoria traz detalhamento em 22 categorias de produtos nos municípios do Brasil

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu nesta quinta-feira (18/6) a apresentação de um levantamento que reuniu informações demográficas e de potencial de consumo das sete cidades.  Entretanto, o estudo foi analisado durante reunião conjunta entre os Grupos de Trabalhos (GTs) Desenvolvimento Econômico e Finanças da entidade regional, realizada por meio de videoconferência.
Além disso, o estudo, denominado IPC Maps e produzido pela consultoria IPC Marketing Editora, reúne em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo em 22 categorias de produtos nos municípios brasileiros.

Consumo de cada classe social

Contudo, o diretor da IPC Marketing, Marcos Pazzini, explicou que o trabalho considera o consumo de cada classe social definida pelos critérios da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa de Mercado (Abep). O estudo traz informações sobre cada cidade, com detalhes sobre população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços, possibilitando comparativos com outros municípios, regiões, áreas metropolitanas ou mesmo com o Estado, inclusive em relação a períodos anteriores.
Conforme o levantamento, a participação do Grande ABC no consumo nacional reduziu de 1,70% para 1,65% entre 2018 e 2019. No entanto, no mesmo intervalo, a região voltou ao posto de quarto maior polo consumidor do Brasil, uma posição acima ante o ano anterior, atrás apenas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Giovanni Rocco

O diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, Giovanni Rocco, ressaltou que os números vão contribuir para ações estratégicas.
A informação é fundamental para a tomada de decisões e para o planejamento dos próximos anos”, afirmou Rocco.
Entretanto, considerando o ponto de vista financeiro nas administrações municipais, o estudo permite balizar o consumo de bens e serviços em cada cidade, disse o diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC, Carlos Eduardo Alves da Silva, o Cadu.
O estudo mede o potencial de consumo com base em dados oficiais e traz uma série de informações divididas por categoria. Os números podem podem ajudar as prefeituras e os empreendedores em um planejamento estratégico”, pontuou Cadu.

Importância da apresentação dos números

 

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, destacou a importância da apresentação dos números aos gestores públicos das sete cidades. “Reunimos 30 pessoas de alto nível nas áreas de Finanças e Desenvolvimento das sete cidades que representam o quarto maior polo consumidor do Brasil”, disse Brandão.

Foto: Divulgação/Consórcio ABC

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