ArtigoHome

“VIDAS IMPORTAM !”

Artigo - TURÍBIO LIBERATTO - 13/06/2020

“Pra você que não sabe ou não quer saber o Brasil é o país com a maior população negra do mundo depois da Nigéria, com 116 milhões de pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, segundo dados recentes publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatísticas (IBGE). Somos ao mesmo tempo uma das nações que parecem mais ter dificuldade para analisar e discutir o racismo velado e as suas consequências”.

“No Brasil esse é um assunto escondido, velado, deixado para depois a segundo plano nas casas de leis. Uma hora, porém, não dará mais para o Brasil fingir que a conversa não é consigo. Pasmem, mas dos 520 anos desta linda nação, pelos 350 anos foram vividos sob o signo da escravidão, um dos últimos países a abolir, uma violência comparada as piores atrocidades da humanidade contemporânea. A duração foi longa e sofrida, com direitos a muitas revoltas dos escravizados e teve seu fim oficial em 1888, após a assinatura da Lei Áurea”.

Política de reparação

 

“E sem direito a nenhuma política de reparação. Pior: em vez de serem integrados ao “mercado de trabalho”, que havia a época, os fazendeiros e industriais passaram a importar mão de obra europeia. Aos negros, na grande maioria, sobraram a
pobreza da pobreza, os piores bairros e vilarejos e o estigma. Há quase duas semanas uma onda de protestos tomou conta dos Estados Unidos após a morte do negro George Floyd, aí o mundo acordou para o problema do racismo. Um policial branco se ajoelhou sobre seu pescoço e não saiu de lá, mesmo com o homem suplicando que não conseguia respirar. O crime bárbaro por ele cometido, ter passado uma nota de vinte dólares falsa ? No Brasil não tem sido diferente este tipo de atitude cruel e nefasta para com os pardos, negros e pretos !!!”

 

TURÍBIO LIBERATTO

 

E-mail: [email protected]
Facebook: [email protected]

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo