GeralHome

Doria recua

Prefeitos pressionaram governador sobre regras do Plano São Paulo

Após gerar descontentamentos e críticas dos prefeitos das sete cidades do ABC, que reclamaram da metodologia adotada pelo Plano São Paulo de flexibilização da quarentena e que excluía a região, pelo menos, nesta primeira etapa, o governador João Doria recuou e anunciou mudanças no programa.

Mas agora, os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo estão separados em subdivisões que permitem a classificação individualizada das regiões, de acordo com características demográficas e critérios técnicos de saúde, como a capacidade hospitalar para atendimento à covid-19 e a taxa de avanço de casos e mortes provocadas pelo coronavírus.

“A Grande São Paulo será dividida em cinco regiões de saúde no Plano São Paulo. Por abrigar mais de 22 milhões de habitantes, contar com uma organização de saúde com distribuição de leitos e internação hospitalar própria. Devido ao tamanho e complexidade, além da capacidade e disposição dos prefeitos, cada uma destas cinco regiões será avaliada individualmente”, informou o governador.

PREFEITOS

Orlando Morando, prefeito de São Bernardo, entretanto afirmou:

“O governo do Estado corrigiu um erro ao voltar atrás da decisão que permitia a flexibilização da quarentena apenas na cidade de São Paulo. A abertura para que os demais municípios da Região Metropolitana, incluindo o ABC, possam elaborar planos de retomada de forma regional foi uma decisão acertada, uma vez que permite a classificação de cidades aptas a dar início à reativação das atividades econômicas de forma planejada, com base em indicadores técnicos e científicos. Aqui em São Bernardo, trabalhamos para obter condições para este retorno, com inauguração de hospitais e outras medidas de contenção do contágio”

Porém, o chefe do Executivo andreense, Paulo Serra destacou:

“Santo André vai iniciar a orientação da retomada gradativa das atividades econômicas que estão liberadas pela primeira fase (laranja), já que os índices de Santo André se encaixam nesta etapa do faseamento, e vamos aguardar a formalização desta autorização que deve ocorrer na próxima reunião do Comitê Estadual, na próxima terça-feira (2).”

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo