HomeSão Bernardo do Campo

Prefeitura de São Bernardo amplia funcionamento até às 22h da 10ª Unidade Básica de Saúde

UBS do Jardim Ipê passou a integrar programa ‘Saúde na Hora Certa’, estendendo atendimento ao público

UBS Ipe ate as 22hs - fotos Omar Matsumoto
UBS Ipe ate as 22hs – fotos Omar Matsumoto
O prefeito Orlando Morando anunciou na noite desta segunda-feira (04/05) que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Ipê terá o seu período de funcionamento ampliado e, a partir de agora, passará a funcionar das 7h às 22h. Trata-se do 10º equipamento de Saúde de São Bernardo a integrar o programa ‘Saúde na Hora Certa’. A medida reforça o plano de enfrentamento do município contra a COVID-19, já que, com horário diferenciado, o serviço garante a atenção básica dos moradores sem causar aglomerações.

O anúncio foi feito durante visita do chefe do Executivo à UBS Ipê, localizada na Rua Lago da Mangueira, 329, no bairro dos Casa.

Além disso, ao lado do diretor da Atenção Básica do município, Dr. Stefanos Lazarou, e demais funcionários da unidade, o prefeito destacou a importância do programa ‘Saúde na Hora Certa’ neste momento de pandemia.

“São quase 380 mil pessoas cadastradas em 10 UBSs com possibilidade de atendimento estendido, o que diminui o índice de absenteísmo. É uma medida importante, principalmente neste período de pandemia, em que garantimos os serviços essenciais aos nossos moradores e conseguimos evitar aglomerações nos equipamentos de Saúde”, ressalta Orlando Morando.

Sendo assim, com a ampliação do atendimento, a UBS Ipê passará a contar com mais uma Equipe de Saúde da Família (composta por um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem) e uma Equipe de Saúde Bucal do tipo I (com um dentista e um auxiliar de Saúde Bucal). “Serão pelo menos mais 335 consultas realizadas mensalmente somente no horário das 19h às 22h”, destaca Dr. Stefanos. Em média, a UBS Ipê já realiza 17,4 mil atendimentos por mês.

PANDEMIA 

Portanto, a prioridade de atendimento das Unidades Básicas de Saúde tem sido os casos suspeitos de COVID-19. Desta forma, durante a pandemia, as consultas eletivas e exames de rotina estão suspensos. No entanto, atendimentos emergenciais, incluindo os de saúde bucal estão mantidos, bem com as rotinas das linhas de cuidados de pacientes com diabetes, hipertensão e doenças respiratórias crônicas.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo