GeralHome

Prazo para Pessoa Física declarar IR é prorrogado por dois meses

Com prorrogação do prazo, contribuintes com direito à restituição terão de esperar mais tempo para receber

Wilson Guardia

O prazo para a entrega do Imposto de Renda Pessoa Física foi prorrogado por dois meses. O anúncio foi feito ontem, no início da noite, pelo secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto. A alteração de 30 de abril para 30 de junho, segundo o secretário visa a atender apelo dos escritórios de contabilidade e contribuintes em geral. “Até ontem (terça-feira, 30), tínhamos recebido 8,8 milhões de declarações. Isso representa 27% do esperado. Decidimos pela prorrogação por demanda de contribuintes confinados em casa, mas que relatam a falta de documentos ou documentos que estão na empresa, no escritório ou na clínica”.

Nirceu Alves, contador da São Caetano Assessoria e Consultoria Contábil (rua Pedro José Lorenzini, 184/186) e conselheiro fiscal da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul), afirma: “com a prorrogação do prazo, os contribuintes com direito à restituição terão de esperar mais tempo para receber, já quem tem imposto devido terá menos parcelas para pagar, ou seja, ao invés de ser em oito será só seis”.

O especialista ainda destaca que o prazo dá fôlego para os contadores se reorganizarem e, assim que possível, reabrirem seus escritórios para atender os contribuintes. A multa para quem não entregar a declaração, dentro do prazo (30 de junho), pode variar do valor mínimo de R$ 165,47 até 1% ao mês com base no valor do imposto devido.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo