HomePolítica

Incoerência na postura de vereadores em São Bernardo

Parlamentares mudam postura em São Bernardo após ajudar a aumentar de 21 para 28 vereadores

São Bernardo presenciou na quarta-feira (26) mobilização de vereadores puxando a fila para reduzir o atual número de parlamentares de 28 para 21. Porém, três do atual grupo são os mesmos que em 2012 votaram pelo aumento, à época 21, para 28. São: Mauro Miaguti (DEM) e os petistas Toninho da Lanchonete e Tião Mateus.

Além disso, até a eleição de 2008, São Bernardo elegia 21 representantes na Câmara. Em 2011 começou amplo debate, chegou a propor plebiscito sobre o aumento de cadeiras; baseado na legislação federal que dispõe para municípios com população entre 750 mil até 900 mil habitantes, até 29 vereadores. São Bernardo tem 833.240 habitantes, diz o IBGE 2018. No entanto, Santo André possui 716.109 habitantes e mantém 21 vereadores.

Em nenhum momento da sessão ou defesa da pauta de redução os vereadores da ocasião citaram motivos porque votaram no passado pelo aumento de cadeiras.

Afinal, o texto para reduzir foi encabeçado justamente por Mauro Miaguti; com o apoio de Julinho Fuzari (Cidadania), Rafael Demarchi (PRB); que ganhou apoio de Dr Manuel (Cidadania) e da ala completa do PT, composta por Tião, Toninho e os demais, Ana Nice, José Luiz Ferrarezi e Joilson Santos.

Vale lembrar que esses vereadores também votaram pela aprovação das contas do ex-prefeito Luiz Marinho (PT), exercícios 2015 e 2016.

Afinal, o presidente da Câmara, vereador Ramon Ramos (PDT), disse: “Queria entender, eles estão tentando aparecer politicamente, num momento em que a política não anda bem, esquecendo que fazem política há vários mandatos, e querem tentar ludibriar a população”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo